ARTICULISTAS

CONVERGÊNCIA

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) sente-se orgulhosa de entregar ao público em geral mais um número – o 29º – da Revista Convergência...

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 22/06/2016 às 09:11Atualizado em 16/12/2022 às 18:23
Compartilhar

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) sente-se orgulhosa de entregar ao público em geral mais um número – o 29º – da Revista Convergência, que há 45 anos divulga as realizações e conquistas da nossa agremiação, enviando suas notícias além das fronteiras natais e regionais, abrangendo também os países de língua portuguesa.

Este é um número especial, dedicado ao Professor Mario de Ascenção Palmério, nesta significativa data dos seus 100 anos de nascimento – 1916/2016. Bem de acordo com sua visão privilegiada, capaz de detectar oportunidades onde a maioria só percebia impedimentos, uniu-se aos primeiros pensadores desta academia, tornando-se sócio-fundador na cadeira de número 20, onde escolheu o poeta João Simões Lopes Neto como patrono da cadeira que o torna imortal. A escolha de Mario Palmério é altamente significativa, pois o gaúcho João Simões Lopes Neto, reconhecido pelo seu trabalho regionalista em prol da valorização e divulgação histórica do povo do Sul e suas tradições, viveu no período de 1865 a 1916 mesmo ano do seu nascimento. Além disso, a produção literária de Mario Palmério foca a sua região e seus costumes, sendo, ele também, reconhecido como um escritor regionalista.

O acadêmico Paulo Fernando Silveira substituiu Mario Palmério na cadeira de nº 20 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nós publicamos na Revista Convergência seu discurso de posse, onde ele analisa o antecessor e suas obras.

Esta edição da Revista Convergência traz artigos dos acadêmicos e de outros autores, todos identificados ao objetivo de informar sobre a vida e obra do homenageado Mario de Ascenção Palmério – um homem de muitos talentos, que em sua existência conseguiu ser: professor, reitor, deputado federal, embaixador, escritor, romancista, acadêmico, compositor, explorador e aquarelista, além dos papéis tradicionais de esposo e pai.

Pertencendo, também, à Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a cadeira de nº 2 em substituição a Guimarães Rosa, fomos buscar naquela academia o discurso de posse do Professor Mario de Ascenção Palmério, bem como o discurso de recepção feito pelo acadêmico Candido Motta Filho. Assim recriamos textualmente a histórica reunião de admissão do nosso ilustre conterrâneo ao seleto grupo da Academia Brasileira de Letras.

Tudo o que foi dito são apenas indicações que deveriam provocar em vocês uma vontade irresistível de mergulhar inteiramente nos textos, tirando proveito de todas as informações esparsas dadas por cada autor até formar internamente uma identidade do nosso homenageado – Mario de Ascenção Palmério.

(*) Ilcea Borba Marquez

Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por