ARTICULISTAS

Regional Leste 2

No caminho da fé não basta acreditar na existência de Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo...

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 18/06/2016 às 20:06Atualizado em 16/12/2022 às 18:26
Compartilhar

No caminho da fé não basta acreditar na existência de Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. São necessários gestos de fraternidade, de acolhida e de compromisso com a vida das pessoas. É a fé transformada em testemunho de vida, de coerência, de solidariedade com a dor da humanidade que busca libertação, principalmente quando seus direitos são totalmente feridos.

Nesses dias realizamos mais uma Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB, que compreende os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, formado por 32 dioceses. O evento foi realizado na cidade de Cachoeira do Campo, arquidiocese de Mariana. A escolha do local foi de propósito, tendo como objetivo nossa solidariedade com as pessoas atingidas pelo desastre da mineradora Samarco.

O tema refletido foi sobre “Mineração”, a importância da extração, mas também as implicações negativas na sua caminhada, quando o processo não é tratado de forma sustentável, podendo causar sofrimento para a população. É o que aconteceu no Município de Mariana, causando mortes, destruindo casas, sufocando história centenária, prejudicando a natureza de forma incalculável.

A Assembleia contou com assessoria de um Promotor e de um grupo de professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ambos nos ajudando a aprofundar a questão das mineradoras no país. A conclusão é de que produzem muita riqueza, mas fica nas mãos de poucas pessoas e de alguns grupos privilegiados e pouco preocupados com a vida e dignidade da população.

Diante da fortuna, a dimensão da fé é colocada de lado, porque Jesus era preocupado com a restauração da dignidade e da igualdade das pessoas, superando as barreiras entre as classes sociais e econômicas. Enquanto não houver essa preocupação, sempre teremos sofrimentos causados por um desenvolvimento excludente, que mata e desorganiza a vida dos menos favorecidos.

O maior gesto de solidariedade com as dioceses atingidas pela lama foi a ida dos bispos, padres e alguns flagelados no local do desmoronamento da barragem, na localidade de Bento Rodrigues, Distrito de Mariana, que hoje não existe mais. Ali realizamos um momento de reflexão e de oração pelos falecidos, pelas famílias enlutadas, clamando por justiça e dignidade dos que perderam tudo.

(*) Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por