ARTICULISTAS

Fatos e boatos

Os internautas de plantão receberam há alguns dias atrás um vídeo amador, com autor...

Vera Lúcia Dias
Publicado em 17/06/2016 às 19:43Atualizado em 16/12/2022 às 18:25
Compartilhar

Os internautas de plantão receberam há alguns dias atrás um vídeo amador, com autor devidamente identificado, “denunciando” a utilização de falcatruas até na escolha de pessoas para carregar a tocha olímpica.

Segundo o narrador do fato, a irregularidade divulgada estava no flagrante de um cadeirante caindo de uma cadeira de rodas e se levantando sem a esperada dificuldade. Sua indignação era convincente e contagiante, bem à base do “vi com os meus olhos que a terra há de comer”.

O fato em questão ocorreu no período em que estávamos todos abalados com as falcatruas descortinadas no cenário político do país e fazendo com que, sem nenhuma necessidade de reflexão e por livre associação, o associasse às demais esferas da vida nacional.

Passados alguns dias, numa manhã em que caminhava no piscinão com meu “personal”, comentei o fato com ele, que, depois de me ouvir atentamente, deu-me uma aula de cultura geral.

Em sua competente explanação, própria de quem fez sua monografia do Curso de Especialização em Educação Física sobre o Basquete em Cadeira de Rodas, explicou-me que o rapaz do vídeo estava numa cadeira específica para esse tipo de esporte. Depois esclareceu o que para mim foi uma grande novidade e que penso também o será para os leitores: não é necessário que se seja paraplégico para se tornar atleta nesta modalidade e, por isso, são várias as situações que podem levar alguém a praticá-lo sem se enquadrar nesta condição.

Admito que me senti muito envergonhada. Primeiro, por minha ignorância na área; segundo, por ter acreditado tão inocentemente no que vi e ouvi, e terceiro, por julgar o fato de acordo com minha miopia.

Reportei-me a uma brincadeira de minha infância e adolescência que se chamava Fato ou Boato e que consistia em desfiar uma lista de situações envolvendo os elementos de um grupo. Ela era mais ou menos assim: “que fulana gosta do fulano é fato, mas que ele gosta dela, é boato...”

Analisando nossos erros à luz da ótica adulta, lembrei-me de um texto chamado “Os cegos e o elefante”, que prometo apresentar no próximo artigo, mas, enquanto isso, convido os leitores a uma reflexão sobre os muitos julgamentos e enganos que cometemos sem o devido conhecimento dos fatos, fazendo com que nos tornemos injustos com pessoas totalmente inocentes do que são acusadas...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por