ARTICULISTAS

A frase da semana

Elogie em público e corrija em particular, frase de autoria de Mário Sérgio Cortella...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 10/06/2016 às 19:18Atualizado em 16/12/2022 às 18:32
Compartilhar

“Elogie em público e corrija em particular”, frase de autoria de Mário Sérgio Cortella, dentre as tantas que recebo regularmente do amigo e colega de turma Paulo Marcos Junqueira Guimarães. Seu criterioso trabalho tem permitido que milhares de pessoas, nesse universo virtual, também sejam agraciadas com a “Frase da Semana”.

Numa entrevista com Paulo, colhi as seguintes informações: “Gosto de frases desde criança e adotei o hábito de publicá-las no mural de nossa empresa na década de 90. Vou à internet e aos livros de pensadores, além de ouvir muito as pessoas de bons assuntos. Das crianças aos idosos, todos têm algo de valioso a expressar. Tenho preferência pelas citações curtas, objetivas e positivas. Se um único ser humano passar à frente as frases que lhe envio me darei por feliz”.

Como se vê, Paulo tem um lado filosófico forte e não deixa por menos, citand Sócrates, Platão, Aristóteles, Heráclito, Cícero, Voltaire e filósofos contemporâneos. Tem grande preferência pelos autores desconhecidos e não perde as frases (hoje raras) expressas nos parachoques de caminhões.

E você pretende continuar com esse trabalho até quando?  – perguntei. Novamente tive de Paulo a resposta bem ao seu estil “Não sei ao certo até quando, mas pretendo ir bem longe. Esta é a minha forma de ajudar pessoas sem forçar suas mudanças. Enquanto eu souber que as frases enviadas são bem acolhidas e eventualmente praticadas, continuarei enviando-as. Isso me contenta”.

“Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes”. Eis a frase mais recente que recebi do amigo, concebida por Johann Goethe (1749 – 1832), pensador, escritor, estadista, poeta e cientista alemão. Como se vê, Paulo vai longe para buscar preciosidades.

Sempre retribuo ao amigo Paulo Marcos Junqueira Guimarães a atenção com que me envia seus presentes, também em forma de frases.

A propósito da derrocada do governo de Dilma Rousseff em 12/05/2016, cabe esta oferenda esculpida por Abraham Lincoln (1809 - 1865): “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por