ARTICULISTAS

Peregrinar, colocar-se a caminho...

São Domingos, o fundador da Ordem Dominicana, nos fascina pela sua liberdade...

Maria de Lourdes Leal dos Santos
Publicado em 05/06/2016 às 12:33Atualizado em 16/12/2022 às 18:36
Compartilhar

São Domingos, o fundador da Ordem Dominicana, nos fascina pela sua liberdade. Um pregador itinerante que fundou uma Ordem cujo carisma profético é anunciar a Verdade, proclamar que Deus está vivo, que Ele é o Deus da vida e que nele está a raiz da dignidade do homem. Como leigos, somos chamados a seguir as pegadas de Domingos, atentos aos sinais dos tempos. Somos provocados a sair de nossa zona de conforto e buscar novos caminhos. Ser ousados, inquietos, curiosos para deixar-se maravilhar diante de todas as coisas. Questionar o porquê, como Santo Tomás de Aquino, que buscava o conhecimento de forma crítica, não se conformava com respostas fáceis. Curiosidade e paixão, ser apaixonados pela vida. Assim, vivenciei estes valores, na Peregrinação Dominicana, promovida pelo Movimento Juvenil Dominicano do Brasil, que aconteceu de 25 a 28 de maio de 2016. Enquanto Família Dominicana, celebrando os 800 anos da Ordem (23 jovens, dois frades, duas religiosas e dois leigos), vindos de São Paulo, Curitiba, Uberaba e Porto Nacional, caminhamos a pé de Campos do Jordão (SP) a Aparecida do Norte (SP), trilhando 80km do Caminho da Fé. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), O Caminho da Fé (Brasil) foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio. Ao menos uma vez por ano os jovens do MJD Brasil saem em peregrinação para percorrer parte desse percurso.

Durante os três dias, caminhamos por entre a Serra da Mantiqueira, contemplando a beleza da natureza, a vitalidade e fé dos jovens, o acolhimento aos peregrinos e o encontro pessoal com Deus. Fizemos memória das fontes que iluminaram nossos passos; tantos seguidores de Cristo que no silêncio de sua contemplação fortaleceram a fé da Igreja. Caminhamos rumo a Aparecida em profunda busca de Deus. Gratidão e memória a tantos peregrinos que trilharam caminhos diversos... O Movimento Juvenil Dominicano do Brasil tem como lema: “Contemplar e levar ao outro o fruto da contemplação”. Por meio da oração, estudo e gestos concretos, procuram atuar no mundo com a perspectiva do Evangelho, onde a paz é fruto da justiça social. Os jovens dominicanos marcam presença nas universidades, nas pastorais, nos projetos sociais e solidários dos Colégios Dominicanos, na Jornada Mundial da Juventude e Congresso Internacional da Juventude Dominicana, em Roma.

Acreditamos no MJD como a célula mater das Fraternidades Leigas, jovens que se colocam a caminho; que assumem o compromisso de construtores de uma nova sociedade, agentes de transformação, peregrinos da paz!!!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por