ARTICULISTAS

Inadimplentes

Você conhece alguém que, em sã consciência, goste de receber cobranças? Sim...

Fulvio Ferreira
Publicado em 01/06/2016 às 20:12Atualizado em 16/12/2022 às 18:40
Compartilhar

Você conhece alguém que, em sã consciência, goste de receber cobranças? Sim, conhece algum maluco que, porventura, goste de atender à campainha e se deparar com um cobrador? Ou entre as correspondências recebidas encontrar cartas de cobrança? Ou mesmo receber cobrança pelo telefone?

É claro que a sua resposta é não.

Em verdade e em linhas gerais só atrasa o pagamento de alguma conta quem teve um atrapalho, uma dificuldade qualquer que o impediu de honrar a tempo aquela conta. Até porque quando isso acontece haverá problemas; seja uma cobrança, o corte da prestação do serviço e inclusive o registro do nome da pessoa em órgãos de proteção ao crédito; como o SPC, por exemplo.

Mas é fato que atualmente isto tem ocorrido mais do que se pensa. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas tem, sistematicamente, passado por situações como estas citadas. Se isso ocorrer é claro que será lamentável, mas também não será o fim do mundo. A melhor coisa a ser feita é pagar a conta o mais breve possível, mas enquanto isso não puder ser realizado mantenha contato com a empresa, se explique e apenas faça nova promessa de pagamento se você tiver condições de cumprir.

Não fuja do cobrador nem da realidade. A melhor alternativa é negociar. Procure a loja ou a empresa e converse, exponha sua situação e peça ajuda. 

Posso lhe garantir que a maioria delas estará pronta a colaborar e, em muitos casos, reparcelar o seu débito. Assim, você terá chances de se reerguer, voltar a ser adimplente e voltar a ser um comprador.

Porque satisfação não paga dívidas, mas mostra sua boa-fé.

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por