ARTICULISTAS

Brasil comemora o Dia Internacional do Livro Infantil 2016

No dia 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil) a Fundação Nacional do Livro Infantil...

Vânia Maria Resende
Publicado em 28/05/2016 às 20:30Atualizado em 16/12/2022 às 18:42
Compartilhar

No dia 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil) a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e a Fundação Biblioteca Nacional comemoraram no Rio de Janeiro, de maneira especial, o DILI – Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril, em homenagem ao importante clássico infantil Hans Christian Andersen). Participaram do evento escritores, ilustradores, educadores de escolas de Ensino Fundamental e universidades, profissionais ligados a bibliotecas, editoras. A programação deu ênfase à mensagem do DILI 2016, intitulada “Era uma vez...”, escrita por Luciana Sandroni e ilustrada por Ziraldo.

Escolhido pela terceira vez para criar a mensagem, o Brasil tem grande motivo para comemorar, pois dois de seus artistas estão mostrando, para as crianças do mundo, na sua arte, a magia do livro e da literatura infantil. Em 1984, mensagem de Lygia Bojunga Nunes (ilustrada por Angela Lago) e, em 2003, de Ana Maria Machado (ilustrada por Rafael Fabrice Y. Benalcázar), também se comunicaram com as crianças pelo mundo afora. As mensagens e ilustrações dos três anos estão disponíveis no site www.fnlij.org.br/ jornal Notícias 1, janeiro de 2016.

Elizabeth Serra, Secretária-geral da FNLIJ, órgão nacional responsável pela preparação e divulgação das mensagens brasileiras dentro e fora do país – fez a condução das atividades do dia 18, entre outras: abertura; falas de teóricos e escritores; mesas de exposição; lançamento do concurso FNLIJ – DILI “Era uma vez... Uma proposta de leitura compartilhada”. A mesa com Luciana Sandroni e o ilustrador Roger Mello aprofundou uma conversa a partir da mensagem “Era uma vez”. Compondo a mesa “Duas experiências brasileiras sobre o DILI-IBBY” com a bibliotecária maranhense Rosa F. Lima, abordei o papel emancipatório do promotor de leitura e a minha proposta da Exposição “Era uma vez... personagens à procura de leitores”, com rodas de leitura; projetei imagens da exposição, montada em Uberaba a partir de 15 de abril na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Essa mesa está programada também para o dia 17 de junho, dentro do 18º Salão do livro FNLIJ, no Rio de Janeiro.

Implementada pela superintendente de bibliotecas públicas Ivanilda Barbosa e sua equipe, a referida exposição em Uberaba se estende a bibliotecas de bairros e à Casa do Educador, e a auxiliares de biblioteca de escolas municipais e estaduais, durante o lançamento do Plano Municipal do Livro e da Leitura de Uberaba, em junho.

A Biblioteca Bernardo Guimarães, patrimônio de Uberaba (cuja tradição de 107 anos inclui a luta de pessoas, como a educadora Laís Bilharinho, que a consolidaram como bem material e imaterial), democratiza o acesso ao livro e contribui com a formação de leitores; nesse sentido é a sua parceria com programas locais e nacionais de promoção da leitura, como a comemoração nacional do DILI. No dia 28 de abril, aconteceu a primeira da série de rodas de leitura, a partir da mensagem “Era uma vez...”. Tiveram participação especial a Secretária de Educação Silvana Elias e Ivanilda Barbosa, expondo experiências de leituras literárias enriquecedoras; a contadora de história Adriana Beatriz Fonseca, que leu a mensagem; as educadoras Márcia Beatriz de Lima e Maria Augusta Vaz de Moraes, com estudantes do curso de Magistério da E.E. Henrique Kruger. Coordenei com prazer a roda de leitura.

São realizadores da Exposiçã Fundação Cultural de Uberaba, Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais, Biblioteca Pública Mun. Bernardo Guimarães e Projeto Leia e Passe Adiante, tendo a parceria da Secretaria Mun. de Educação e a 39ª Superintendência Regional de Ensino.

(*) Educadora e doutora em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por