ARTICULISTAS

O que fazer?

De vez em quando a vida nos coloca frente a questões que, embora simples, são novas...

Publicado em 20/05/2016 às 20:13Atualizado em 16/12/2022 às 18:49
Compartilhar

De vez em quando a vida nos coloca frente a questões que, embora simples, são novas e, como tudo o que é novo, nos pegam de surpresa.

Tenho em minha casa um jardim que é minha inspiração diária e meu calmante natural. O problema é que uma de suas plantas se constitui um grande atrativo para a construção de ninhos para os pássaros.

Você deve estar pensando em por que isso é um problema. Eu respondo que até não seria se os pássaros não fossem pombos, cujas fezes são muito maléficas para a saúde dos seres humanos.

Procurei informação na internet e ela só deu dicas para os casos em que os ninhos são nos telhados, o que não é o meu caso.

Os bichinhos em questão são abusados. Transformaram minha varanda em seu banheiro particular. Defecam sem vergonha em mesas, cadeiras, bancadas ou no que encontrarem pela frente.

São exímios construtores e, nesta semana, durante quatro dias seguidos, tive que destruir um ninho que teimava em crescer sobre uma arandela, relíquia do café da Livraria Alternativa, afixada sobre uma bancada onde são colocados alimentos. Na última tentativa de retirada, encontrei um ovinho recém-botado. Tentei transferi-lo com muito carinho para uma romãzeira, mas lá ele não permaneceu e acabou por se quebrar.

Fiquei a observar o comportamento do casal de pombos. Primeiro veio a fêmea com mais um galho seco para sua casinha e ficou muito desapontada. Deu uma volta e trouxe seu companheiro para observarem juntos o estrago. Os dois sobrevoaram a área desesperados, mas não tentaram reconstruir seu ninho porque eu havia colocado no local uma bolinha de naftalina.

Nesse momento, meu coração se partiu e meus olhos encheram-se de lágrimas. Senti-me como uma operadora de trator que derruba barracos em áreas ocupadas por invasores. Minha sensação foi a de ter destruído o sonho da casa própria de uma família em formação.

Sinto-me numa “sinuca de bico” ou “beco sem saída”, como queiram. De um lado, o meu amor à natureza, e do outro, a minha saúde e a dos meus.

Por que na vida algumas coisas simples como esta desafiam nossos conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de uma vida?

Quando isso acontece, temos que, humildemente, admitir que não sabemos tudo e pedir ajuda.

Dentro desse espírito, esse artigo de hoje é um pedido a quem possa me ajudar... Se alguém souber como resolver meu problemão, mande-me a sugestão para o meu e-mail e ficarei imensamente grata...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por