ARTICULISTAS

Amizade

Amigo pode ser verdadeiro ou falso. Contamos com o verdadeiro, em qualquer situação...

Mário Salvador
Publicado em 17/05/2016 às 19:59Atualizado em 16/12/2022 às 18:52
Compartilhar

Amigo pode ser verdadeiro ou falso. Contamos com o verdadeiro, em qualquer situação. Ele não espera nosso pedido de ajuda; estende sua mão prestativa em nossos momentos difíceis e se adianta para nos amparar, fortalecer com bons conselhos e para nos socorrer de todas as formas.

Já o falso não é, de fato, amigo; é apenas alguém que criou em nós a impressão equivocada de uma verdadeira amizade. Em situações boas, ele se faz presente, é prestativo, obsequioso, sorridente, porém, se precisamos de amparo, pula do barco e nos deixa à deriva, como se não nos conhecesse.

Há ainda amigos reais e virtuais. Os encontros com um amigo real, o de carne e osso, para um bate-papo descontraído sobre família, negócios, esporte, são prazerosos, alegres, motivadores. E a conversa fica fácil se temos o mesmo time do coração, pois poderemos criticar essa paixão em comum, positiva ou negativamente. Em geral, com esse amigo convivemos rotineira e até virtualmente. Nem distância física ou opiniões divergentes sobre qualquer assunto abalam essa amizade verdadeira.

Com o amigo virtual, conhecido na movimentação do teclado ou mouse, podemos ter momentos agradáveis em encontros nas redes sociais. E, apesar de a distância não ser impedimento para a troca de mensagens, pode ser que nunca tenhamos a oportunidade de ver esse amigo pessoalmente. Em geral, podemos traçar o perfil dele apenas pela forma como se expressa: sério, brincalhão, comedido, inteligente, ponderado... Porém, por trás de um teclado pode estar alguém cheio de artimanhas e capaz de nos iludir com um perfil totalmente falso.

Como frequentemente vêm à tona histórias sobre pessoas que pareciam amigas e de repente se revelaram de outra forma, ter cautela para lidar com o ser humano é a chave para não nos expormos a situações que possam nos decepcionar ou nos colocar em apuros. Felizmente, via de regra, relacionamentos humanos contabilizam mais ganhos do que perdas. E o fato de estarmos abertos para velhas e novas amizades nos estimula a prosseguir mais otimistas, solidários, comunicativos e alegres. Ter amigos que as circunstâncias mostram ser verdadeiros é uma dádiva; é tudo de bom.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por