ARTICULISTAS

Será que gostei?

Saí de casa feliz / Respirando felicidade / Eis o plano que sempre fiz / Ver uma outra face...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 13/05/2016 às 08:16Atualizado em 16/12/2022 às 18:55
Compartilhar

“Saí de casa feliz / Respirando felicidade / Eis o plano que sempre fiz / Ver uma outra face da bondade”. Assim iniciei o meu diário de viagem, escrito com frases simples e rimadas rumo ao Pantanal Sul Mato-Grossense, Corumbá, Rio Paraguai e Bolívia. 25/03/2016.

“Deus, ao criar aquele miniuniverso / Por certo, caprichou um pouco mais / Ali o homem não é tão perverso / Com obras deslumbrantes e sem iguais”. Foram dias de vivências inapagáveis da lembrança.

“Alegria sempre reinante / No grupo em que eu viajava / No meu canto eu ficava pensante / Eh... aqui até o tímido extravasa/ No Rio Paraguai adentramos / Beleza e água por todo lado / Selva densa intacta observamos / Onde o que Deus fez é ainda respeitado. Refleti muito sobre o quanto posterguei para um dia ir àquele lugar.

“O dia inteiro pescando / Numa atividade intensa / A mente vai descansando / E energizando a quem pensa/  Peixes, peixinhos e peixões / Saem d’água e até jacaré / Não são frutos de imaginações / Quem lá pescou sabe o que é”. Prefiro concluir assim: o que senti é indescritível.

“Tá nervoso? Vai pescar! / Disse um sábio certa vez / Grande serviço veio prestar / Com a expressão filosófica que fez/ A Lua nos acompanhava / De manhã, à tarde e à noite / O vento generoso nos acalentava / Sem nos dar nenhum açoite”. Vocês estão “no céu com os pés de fora”, diria Zote.

“Uma palavra sobre a paciência / É preciso que seja falada / Na pescaria é usada em essência / Ou então vale pouco e até mesmo nada/ Vi onde a onça pintada bebe água / Vi um jacaré se defender com o rabo / Vi o João Pinto afogando sua mágoa. / Vi um cara mansinho que um dia foi brabo”. Naquelas “águas tão serenas” pode-se ver de tudo.

“Um coro de vozes amigas me surpreendeu / Cantaram juntas os parabéns a mim / Era o dia do aniversário meu / Poucas emoções tive na vida assim/ Um louva-a-deus veio me saudar / Quando um presente ganhei / Não tenho como deixar de mencionar / A visita ilustre que recepcionei”. Haja emoção!

“Ah se eu fosse um passarinho / E o meu lugar eu pudesse escolher / No Pantanal eu faria o meu ninho / Para nele um dia morrer”/ Guardarei todos em minha lembrança / Num lugar especial do meu coração / Sem vocês, fazer este versos? Que esperança! / Todos impulsionaram a minha emoção”. Pergunt será que gostei de conhecer o Pantanal?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por