ARTICULISTAS

Missão do brasileiro

Toda pessoa tem uma missão importante a desempenhar, porque ela não foi criada por acaso

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 09/05/2016 às 08:58Atualizado em 16/12/2022 às 18:58
Compartilhar

 Missão do brasileiro

Toda pessoa tem uma missão importante a desempenhar, porque ela não foi criada por acaso. Está em suas mãos a preservação e a construção da vida em todas as circunstâncias. Isto acontece no contexto de sua área de convivência. Por isso, o brasileiro tem uma tarefa muito exigente no momento, a de ajudar o país a realizar a paz, porque ela corre riscos muito fortes.

Na liturgia, estamos na espera do Espírito Santo. A promessa de Jesus é que Ele seja força na vida dos cristãos, evitando envolvimento interesseiro, meramente egoísta e por ambições de poder. É hora de pedir a força do Espírito de Deus para que os brasileiros exerçam sua missão de cidadãos, construindo uma Nação mais justa e comprometida com a caminhada de seu povo.

Os partidos políticos significam divisão. Nenhum tem o todo e, por isso, vivem brigando uns com os outros sem a preocupação maior, que é o bem comum e o progresso sustentável. Os interesses particulares estão acima do todo e revelam uma incompetência que tem impressionado a imprensa internacional. Com isso, o país vai sendo criticado, porque sua conduta não condiz com sua riqueza.

Como as coisas estão caminhando, parece que teremos novos tempos, mas não sabemos se melhores ou piores. Chegamos a situações lamentáveis de corrupção em todo o país. O trato com o bem público não tem sido através de uma política como “arte de bem administrar”, mas oportunidade de poder, fruto de conquista com o sofrimento das pessoas menos preparadas e marginalizadas de hoje.

É preciso olhar para o projeto de Jesus Cristo e o que Ele tinha em mente. Sua meta era a salvação do mundo inteiro, e não o privilégio de determinado grupo. Ele preparou os apóstolos para uma missão libertadora, a formação das consciências para que cada pessoa pudesse ser dona de seu próprio destino. Com isso, vemos que Ele era contra todo tipo de pressão e manipulação das pessoas.

A missão dos apóstolos de Jesus deve ser hoje a missão dos brasileiros. Achar caminhos certos de libertação, de forma madura e responsável, sem desequilíbrios que ameaçam a paz. Não podemos perder a soberania do Estado, que deve estar acima de toda autoridade e de todo poder. É preciso discernir a verdade como fonte de organização para dar sustentabilidade ao povo brasileiro.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por