ARTICULISTAS

Seja flexível

Somos todos aprendizes neste maravilhoso Planeta, e, para mim, o que mais me encanta...

Eliana Barbosa
Publicado em 29/04/2016 às 19:59Atualizado em 16/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Somos todos aprendizes neste maravilhoso Planeta, e, para mim,  o que mais me encanta é vivenciar, com atenção, as surpresas e lições que me acontecem.  E um dos aprendizados que procuro aplicar em minha caminhada é o exercício da flexibilidade emocional. Confesso que não é nada fácil, principalmente pela velocidade assustadora das mudanças, em todos os campos – comportamental, cultural, tecnológico, etc.

Contudo, é importante que você tenha em mente que ser flexível pode lhe garantir o sucesso permanente com muito mais rapidez porque para ser bem-sucedido e feliz você precisa saber se relacionar melhor, e esta flexibilidade facilita todo este processo.

Veja bem: Há pessoas que, em sua inflexível maneira de ver o mundo, só aceitam aquilo que acreditam como realidade para elas e não se habilitam a escutar e entender o ponto de vista dos outros. Acham-se as donas da verdade, colocando-se em uma postura de arrogância e distanciamento.

O que quero dizer com isso é que você precisa aceitar que tudo muda e se você se poupar nas mudanças, vai acabar poupado por todos, tanto no reconhecimento familiar, social ou profissional. Sendo mais maleável, e mais aberto e preparado para as transformações do mundo, certamente seus relacionamentos serão menos tumultuados.

Lembre-se de que um bambu tomba, mas não quebra com uma tempestade, justamente porque ele é flexível e esta é a postura que todos devemos desenvolver para suportar as tempestades do nosso viver. Você pode e deve chorar, esbravejar, desabafar, mas não permita que as imperfeições dos outros ou as perdas naturais da vida lhe “tirem o chão”.  

Procure entender e, principalmente, respeitar os pontos de vista divergentes dos seus, porque assim, você fica mais protegido contra as mágoas. As pessoas inflexíveis, julgadoras e críticas são aquelas que mais dificuldade encontram no perdão porque são muito exigentes e não sabem se colocar no lugar dos outros, daqueles que as machucaram.

Concluindo, você só tem a perder com a inflexibilidade, porque o desrespeito com as escolhas dos outros faz com que você se torne cada vez mais solitário e triste.

Pense nisso!!!  

(*) coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. É também diretora do CCS – CENTRO DE CURA DOS SENTIMENTOS.  Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por