ARTICULISTAS

Paixão mundial

Celular não é aquela esponja de aço, mas tem mil e uma utilidades. É espantoso imaginar...

Mário Salvador
Publicado em 12/04/2016 às 22:14Atualizado em 16/12/2022 às 19:21
Compartilhar

Celular não é aquela esponja de aço, mas tem mil e uma utilidades. É espantoso imaginar que ele nos permite fotografar, filmar, jogar, saber horas e tempo, localizar ruas de qualquer lugar do mundo, pesquisar, afinar instrumento musical, mandar mensagens, ter um serviço de faxina neste momento e táxi em minutos, ter acesso a rádio, revistas, jornais, televisão, músicas, serviço de banco – inclusive depositar cheque e pagar contas, fazer cursos em diversas áreas e níveis, pedir comida e até... telefonar. Isso para dizer o mínimo. Ufa! Quem não se rende a uma maquininha tão fantástica assim?! E é justamente por esse fiel companheiro resolver tudo, de forma rápida e eficiente, que estamos sempre com ele. E esse fato tem suscitado acurados estudos de especialistas.

Em geral, as pessoas abaixam significativamente a cabeça para observar o aparelho. E essa postura inadequada por tempo expressivo compromete a coluna vertebral. Logo, é preciso atenção à postura. E observar a tela do celular de perto e por muito tempo afeta a visão. O ideal é fazer pausas constantes para olhar o horizonte. E para evitar complicações cujo alcance otologistas ainda não podem precisar, estes sugerem que não se use celular próximo ao ouvido, mas que se escrevam mensagens, ou, no caso de ligações, que se dê preferência aos fones de ouvido ou ao viva-voz. Além disso, no trânsito (como pedestre ou motorista), é preciso esquecer o celular, pois distrair-se do movimento no entorno pode favorecer sofrermos agressões e assalto, por causa do aparelho, ou provocarmos acidentes.

Já que é impossível viver sem celular, o ideal é a boa convivência: tirarmos proveito, sem que haja prejuízo – pessoal ou de terceiros. E como, no formato atual, ele é mais novo que muitos de nós, ainda estamos aprendendo a lidar com essa paixãozinha mundial, pela qual nos afeiçoamos e da qual tanto dependemos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por