ARTICULISTAS

Treine e venda mais!

Me perguntaram recentemente por que numas empresas o atendimento é tão bom...

Fulvio Ferreira
Publicado em 06/04/2016 às 19:59Atualizado em 16/12/2022 às 19:26
Compartilhar

Me perguntaram recentemente por que numas empresas o atendimento é tão bom, enquanto noutras atendem tão mal? A diferença salta aos olhos! 

É incrível como vendedores de uma loja podem ser dedicados e atenciosos, enquanto outros esperam que você os chame e peça para ser atendido.

Um cliente me contou que, recentemente, esteve numa loja de artigos esportivos, acompanhado de seu filho de 15 anos. Entraram no estabelecimento e se dirigiram até uma vendedora. Cumprimentaram-na e o pai disse a ela: quero dar um par de tênis para meu filho.

Ela imediatamente respondeu: Que bom! E se voltou para o rapaz e lhe perguntou que tipo de tênis ele queria, qual o modelo e qual a cor.

Quando o adolescente respondeu que não tinha definido e que gostaria de ver os modelos existentes, o semblante da vendedora mudou, transfigurou-se da imagem de uma pessoa tranquila para a imagem de uma pessoa que está diante da barreira maior de possa existir para fechar qualquer venda.

A vendedora, em verdade, claramente deu sinais de dificuldade e de preguiça. Dificuldade em traduzir os anseios e vontades do garoto em opções e sugestões. Preguiça de ouvir, de perguntar mais e de ir até o estoque checar o que havia. Podemos claramente definir que havia preguiça e desinteresse em servir.

Mas por quê? Qual é a razão desta ação. Seguramente, a vendedora não gosta de pessoas. E, em segundo plano, a moça não possui nenhuma capacitação técnica para vender calçados.

Essa história nos leva a refletir: – será que eu tenho feito a minha parte no contexto da empresa, contexto social e escolar? – Quanto custa atrair um cliente para dentro da empresa? – Vale a pena investir em cursos em palestras? Ora, claro que sim!

Pessoas tristes, de baixo astral, atraem para si energia negativa.

O contrário é verdadeir Pessoas bem treinadas, com capacidade de desprendimento e que possuem garra, determinação e ação estão prontas para o que vier pela frente. Uma pessoa que aceita uma tarefa, que topa um desafio, esta é a pessoa que fará diferença, que saberá ouvir, entender e oferecer.

E, quando se entende o cliente, quando seus olhos brilham por aquela mercadoria, aí a venda está decidida. Situações como pagamento, se haverá entrega em domicílio, entre outros, são fundamentais, mas aí será o momento de estreitar contatos com o cliente, fazer vendas adicionais e formar clientes. Muito mais que clientes, será a hora de fazer com que seus clientes se transformem em amigos, se transformem em curtidores e em fãs. Porque os fãs são fiéis e o defendem, serão passionais por você, pela marca e por sua história!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por