ARTICULISTAS

Mitos sobre autoestima

Tanto se fala sobre a importância da autoestima em nossas vidas, mas, até hoje...

Eliana Barbosa
Publicado em 01/04/2016 às 18:41Atualizado em 16/12/2022 às 19:30
Compartilhar

Tanto se fala sobre a importância da autoestima em nossas vidas, mas, até hoje, percebo que as pessoas se confundem muito sobre esse tema. Por isso, hoje, eu vou lhe mostrar cinco mitos sobre autoestima, para que, daqui para a frente, você – homem ou mulher – esteja preparado para se sentir, cada vez mais, em paz com você mesmo.

1 – O primeiro mito é pensar que se colocar em primeiro lugar, como o centro de sua vida, é egoísmo – Errado! Egoísmo é quando você se sente o centro do mundo, e não se importa com mais ninguém. Por outro lado, autoestima é quando você se abastece de amor próprio, para poder doar amor aos outros, sem se consumir. Uma pessoa com boa autoestima é como o sol – irradia calor, luz, energia e nunca se esgota.

2 – Outro mito é acreditar que você precisa ser bonito segundo os padrões de beleza, para ter autoestima. Entenda que autoestima é um sentimento interno, que independe do seu exterior. Se você tem a alma boa e tranquila, é simpático e carismático, você pode e deve ter uma ótima autoestima!

3 – É mito também relacionar a sua autoestima com a aceitação e o amor dos outros por você. Saiba que você só será amado e valorizado pelas pessoas à sua volta se você se amar e se aceitar como você é, e com todo o potencial que você tem para crescer e vencer.

4 – O quarto mito é achar que você tem autoestima porque fala bem de si mesmo pra todo mundo e fica se expondo em fotos insinuantes nas redes sociais. Compreenda que quem se ama de verdade não precisa se autoafirmar nem necessita de aprovação ou “curtidas” dos outros para se sentir bem.

5 – É um grande mito acreditar que gastar muito dinheiro com você é ter autoestima. Na maioria das vezes, isso é uma forma inconsciente de compensar algo que você sente que está faltando dentro de si mesmo.

5 – E o quinto engano a respeito de autoestima é se achar melhor do que outros – mais bonito, mais capaz, mais tudo,­ percebe tão inferior, que precisa diminuir o outro para se sentir melhor. Cuidado!

E se você é MULHER e este artigo foi importante para alertá-la sobre certos enganos a respeito de sua autoestima, eu aproveito para convidá-la para o meu próximo Curso – PODEROSAS E FELIZES –, nesta terça, dia 29, que vai, de forma definitiva, mudar a sua percepção de si mesma e transformar sua vida e seus relacionamentos para muito melhor! Informe-se: www.curadossentimentos.com.br/mulheres 

(*) coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br // Contat [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por