ARTICULISTAS

Lavagem de dinheiro

Pai! O que é lavagem de dinheiro?, perguntou Joãozinho, um menino de cinco anos...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 01/04/2016 às 18:37Atualizado em 16/12/2022 às 19:30
Compartilhar

“Pai! O que é lavagem de dinheiro?”, perguntou Joãozinho, um menino de cinco anos, ao pai em mais uma de suas indagações próprias da idade. O pai, que possuía um pequeno sítio, não deu liga para o garoto e continuou à beira do mangueiro de chão batido. A cerca limítrofe era feita de lascas de madeiras a baixa altura e completada com arames farpados.

“Pai! O que é lavagem de dinheiro?”, insistiu Joãozinho, querendo a resposta como se por trás da sua curiosidade tivesse alguma coisa.

O pai, com seu silêncio providencial, na verdade estava buscando em si mesmo uma resposta convincente para dar ao filho, porque o pirralho não era de deixar por menos. Enquanto isso, espigas de milho eram jogadas e a porcada corria aos quatro cantos para se alimentar. “Cúchi! Cúchi! Cúchi!”, gritava o pai amistosamente à vara.

“Pai! O que é lavagem de dinheiro?”, persistiu Joãozinho, já quase duvidando da capacidade do pai para respondê-lo. “Calma, Joãozinho. Antes de lhe responder, eu quero saber de uma coisa: por que você quer a resposta, se todos os dias eu trato dos porcos e você está por perto? Você vê a lavagem que eu dou a eles e vem me perguntar logo isso?”

“Pai. É que todos os dias eu vejo o senhor dar lavagem para os nossos porcos e eu nunca vi uma coisa”. “Qual é a coisa que você nunca viu, meu filho?”. “Pai, eu nunca vi o senhor dar lavagem de dinheiro para a nossa porcada. Por quê, se toda hora tem alguém falando nos rádios e na televisão em lavagem de dinheiro? Nós somos tão pobres assim que os nossos porcos não merecem comer essa tal lavagem?”, respondeu Joãozinho, causando perplexidade ao seu pai.

Com a sabedoria que tem todo homem do campo, seu Antonio, pai de Joãozinho, envolve o menino com um abraço, se sentam numa pequena tora, ali deitada ao lado da cerca, passa o filho pro colo e manda essa com doçura para fazê-lo entender: “Lavagem de dinheiro filho é aquela que os porcos nunca irão comer e os homens sem caráter disputam pra fazer”.

“Ah... sei. Então aqui em casa não entra lavagem de dinheiro, pai?”, posicionou Joãozinho. “Não filho. Não entra e nunca vai entrar. De mim você jamais terá esse exemplo. Nossos porcos só comerão restos de comida. Dinheiro eles nunca comerão!”. Leitor(a), entenda como puder.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por