ARTICULISTAS

Evidências

O atual momento político brasileiro permeado de denúncias de corrupção que atingem...

Márcia Moreno Campos
Publicado em 20/03/2016 às 11:42Atualizado em 16/12/2022 às 03:00
Compartilhar

O atual momento político brasileiro permeado de denúncias de corrupção que atingem detentores de mandatos e poderosos, e as constantes negativas dos envolvidos, me remete a uma tirinha de jornal com o seguinte diálogo entre o gato Garfield e seu dono, o Jon. Diz o Jon: "Você rasgou a cortina". Responde Garfield: "O quê? Pois prove". "Ela está presa na sua pata", diz Jon. "E isso é tudo que você tem?", retruca o esperto gato. Parece brincadeira, mas é exatamente isso que estamos vendo atualmente com os desdobramentos da Operação Lava-Jato. As evidências por mais robustas que sejam são negadas com desfaçatez, arrogância e criatividade.

Nesse nosso país de grande dimensão territorial e consideráveis desigualdades aparecem coisas de deixar mágicos e bruxos de boca aberta. Apartamentos sem dono, sítios luxuosos e reformados para servir ao gosto de amigos, dinheiro depositado em contas no exterior, sem que o dono da conta saiba de onde veio, campanhas eleitorais milionárias com recursos declarados em patamar bem inferior ao que foi gasto, e tantas outras excrescências que querem nos fazer engolir como se bobos fôssemos. Que país é esse, onde nada é o que parece ser?

As amizades entre políticos também diferem em tudo das nossas, pobres mortais. Com meus amigos converso de atualidades a assuntos pessoais, compartilhando alegrias, preocupações, miudezas e segredos. Os políticos não. Só tratam de amenidades, não trocam informações privilegiadas, não se ajudam mutuamente e jamais falam sobre interesses pessoais e partidários, não obstante serem pegos reiteradamente em gravações que provam o contrário. Mesmo assim, negam. E quando tudo aponta para uma verdade inquestionável, a imprensa só pode citar o pobre político descuidado, como “suposto”, porque essa turma sobrevive de processar e ameaçar adversários.

Infelizmente, como no caso do Garfield, embora a cortina rasgada esteja presa na sua pata, os supostos infratores não admitem a culpa, se valendo de caríssimos advogados e inúmeras manobras jurídicas. Sonho em ver o fim disso tudo. O momento em que eles, que, como na música, vão “negando as aparências e disfarçando as evidências”, não consigam mais esconder a verdade. Somente a verdade redimirá o povo brasileiro, que não aguenta mais ser ludibriado. Justiça neles, independente do foro!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por