ARTICULISTAS

Justiça na Bíblia

Os fundamentos da justiça, que implicam atos de verdade e conformidade das ações das pessoas com a vontade e o querer de Deus...

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 13/03/2016 às 11:44Atualizado em 16/12/2022 às 19:45
Compartilhar

Os fundamentos da justiça, que implicam atos de verdade e conformidade das ações das pessoas com a vontade e o querer de Deus, estão contidos no Decálogo ou Dez Mandamentos, entregues a Moisés no Monte Sinai. Essas Leis foram dadas porque o povo não conseguia mais ler em seu coração as orientações do Senhor, que eram passadas natural e oralmente de geração para geração.

Na visão bíblica, para aquelas pessoas que realmente se corrigem das faltas cometidas, a misericórdia vai além da prática da justiça. Foi o caso da mulher adúltera do Evangelho (Jo 8,1-11), apresentada a Jesus por um grupo de homens. Ela deveria ser apedrejada conforme as normas do tempo. Mas Jesus disse: “Quem dentre vós não tiver pecado atire a primeira pedra”.

Existe a exigência do cumprimento da Lei, mas isso não impede a autoridade de agir com misericórdia. No caso da mulher adúltera, nenhum foi capaz de atirar pedras e todos foram embora. Então, Jesus disse à mulher: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”. A misericórdia supõe mudança, compromisso e prática da justiça.

A justiça dos homens é muito condenatória, diferente da justiça divina, que faz um julgamento de misericórdia. Mas Deus exige mudança de vida, pedindo a pessoa para tomar outro rumo na caminhada e não ficar repetindo situações de injustiça. É a mudança que o mundo, principalmente o Brasil, precisa fazer, porque, sem isso, é impossível pensar na misericórdia divina.

A imagem que temos do Brasil dos últimos tempos é de uma verdadeira confusão. A prática da injustiça está institucionalizada em nosso país, atingindo as diversas camadas da população, provocando sentimento de desespero e revolta em muita gente. Falta sinceridade na ação econômica e na postura política. Basta ver o clima vexatório dos últimos dias no cenário nacional.

É crise econômica, ou crise de injustiça, de descumprimento dos princípios da justiça? Sabemos que nem tudo está perdido, mas necessitamos com urgência de lideranças que sejam realmente bem-intencionadas e comprometidas com a verdade e a justiça. O país é capaz de sair do caos, porque tem potencialidade em todos os campos, mas precisa formar melhor suas lideranças.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por