ARTICULISTAS

Passeando

Tempinho atrás, padre Prata e eu recebemos atencioso convite do amigo João Eurípedes...

Mário Salvador
Publicado em 08/03/2016 às 19:42Atualizado em 16/12/2022 às 19:48
Compartilhar

Tempinho atrás, padre Prata e eu recebemos atencioso convite do amigo João Eurípedes Sabino, para um giro por Uberaba. Quando o especial cicerone, profundo conhecedor da cidade, veio me buscar em casa, padre Prata já estava no carro.

Começamos pelo Bairro Morumbi. Sabino comentou cada pedacinho de chão. Na chácara Mariita, vimos duas rodas de vento. A Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes ocupa um quarteirão. Pontos para o prefeito Paulo Piau nessa justa homenagem a uma educadora por excelência. Em seguida, vimos um terreno enorme, que poderá abrigar um hospital. (Lembrando Jatene, construção é a parte barata do hospital; difícil é mantê-lo funcionando.) Terrenos de antigas chácaras foram loteados e ocupados por casas e condomínios. Sabino, memória privilegiada, não contente em nomear antigo e novo dono dos imóveis, explicava como foram negociados. E padre Prata contava histórias de antigos proprietários.

Vimos mina d’água na chácara Bandeirantes; a sede da fazenda de Josias Ferreira da Silva, criador de gado gir; chácara Maracanã de Gilberto Salomão; passamos por uma floresta, área de preservação permanente; depois, pelo Copacabana, e chegamos à BR-050. O cordial diálogo dos amigos era marcado ora pela concordância de ideias, ora por absoluta discordância.

E tome estrada. Chica Ferreira, Valim de Melo I e II, Parque São Geraldo, Cartafina, Elza Amui... Praça de esportes; Albergue Municipal – hoje, Casa de Passagem; Tiro de Guerra. E... caminho de casa. Belo passeio! Nem faz tanto tempo que os saudosos Toninho e Marieta (Casal Gêmeo na Voz) cantaram Uberaba das Sete Colinas e agora a cidade possui quase duzentos bairros! É preciso tempo para visitar todos eles.

No aniversário da cidade, revi minhas anotações sobre esse passeio, ideia do mestre João Sabino. Com ele e padre Prata, aprendi muito. (É fácil entender o quanto ambos são estimados por nossa comunidade!) E fiquei imaginando como seria inspirador estudantes terem oportunidade de, a partir de projeto escolar elaborado por uma equipe de sua instituição de ensino, fazer, de ônibus, passeio semelhante, acompanhados por professores e guias – líderes da comunidade que conheçam seu espaço. Aos professores, deixo a sugestão; aos amigos Sabino e padre Prata, agradeço pelo passeio inesquecível. Obrigado!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por