ARTICULISTAS

Segunda chance a si mesmo

Quantas pessoas neste mundo carregando nas costas o peso das culpas!

Eliana Barbosa
Publicado em 26/02/2016 às 21:17Atualizado em 16/12/2022 às 19:57
Compartilhar

As mulheres, então, são as que mais sofrem, com essa tendência natural (e infeliz!) de se incriminar, até por acontecimentos que não lhes dizem respeito... Tudo isso por causa de seu instinto maternal, que as faz querer abraçar o mundo e cuidar de tudo e de todos, numa vã tentativa de serem as heroínas das histórias daqueles que as cercam.

Que tal, agora, você – seja homem ou mulher – olhar para sua vida e entender que só é possível ser herói ou heroína da sua própria história? 

Quantos casos de acidentes, morte de entes queridos, filhos que tiram a própria vida, e o eterno sofrimento das pessoas ao redor, por causa da culpa... E se esta é a realidade que você está vivendo, eu lhe pergunt

· Será que a culpa – que inevitavelmente gera a autopunição – vai trazer as pessoas amadas de volta para sua vida? Claro que não! Por outro lado, o autoperdão vai abrir as portas de seu coração para que você possa fazer o bem aos outros em nome daqueles que partiram.

· Você cometeria os mesmos erros? Com certeza, não! Então, entenda que hoje você é uma pessoa muito melhor, que amadureceu e merece uma segunda chance de fazer as coisas de forma diferente e positiva. 

· O que você pode fazer de melhor hoje, já que não pode mudar o passado? Você deve aterrissar no presente e, com seriedade, olhar os dois possíveis caminhos que sua vida pode tomar:

O caminho da autopunição – onde você vai passar o resto de sua vida se lamentando por erros cometidos, e, como punição, vai atrair os piores problemas de saúde e financeiros, sempre dando um jeito de sabotar sua felicidade e seu sucesso.

E o outro caminho é o do autoperdão – onde você vai parar de se julgar, de ser carrasco de si mesmo e vai voltar seus olhos para o futuro, planejando como você pode servir melhor seu próximo e ser exemplo de caridade aos que o rodeiam. Com amor à vida, escolha viver bem. Como você não pode voltar ao passado e mudar sua história, você pode, hoje, dar a si mesmo uma nova chance de escrever uma nova história e, com amadurecimento e fé, dar a ela um final feliz!

Eliana Barbosa é coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por