ARTICULISTAS

Força da Palavra

Conforme o ditado popular, “as palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam”...

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 21/02/2016 às 18:08Atualizado em 16/12/2022 às 20:01
Compartilhar

Conforme o ditado popular, “as palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam”. A Palavra de Deus tem grande força de convergência, provoca práticas de unidade e forma comunidades. Podemos até dizer que nenhuma comunidade cristã se constrói sem a presença dessa Palavra. Por isso, ela precisa ser conhecida e aprofundada na vida das pessoas, criando motivação para a unidade.

Um corpo sem alimento acaba perdendo as forças, a solidez de sua existência e desfalece. Quem tem firmeza e apoio na Palavra de Deus não se deixa influenciar pelas maldades do mundo e nem pelos falsos ensinamentos sempre presentes na história dos povos. Age com critérios maduros e responsáveis, colocando suas energias a serviço do bem e da construção do projeto de Deus.

Existem uma sede e uma fome da Palavra bíblica que marca a vida das pessoas. Podem correr o perigo de ter a mente vazia e cair num profundo clima de desespero. Isso se torna mais evidente ainda diante dos desafios e problemas existenciais. Não conseguem enfrentar e sublimar as dificuldades do momento. Conforme outro ditado popular: “Saco vazio não fica de pé”.

A unidade do povo cristão faz parte das orientações da Palavra de Deus. Unidade enriquecida com a diversidade inspiradora do Espírito Santo. Cada membro, na comunidade, leva consigo virtudes próprias, que devem ser colocadas a serviço de todos. As ações egoístas não deixam de ser uma grande traição ao princípio da unidade, muito querida por Deus.

No corpo de Cristo, a Igreja, todos os cristãos devem estar integrados e contribuindo para o fortalecimento da unidade. Isto supõe respeito pela pessoa do outro e pela convivência comunitária. As pessoas batizadas se beneficiam de um mesmo Espírito, Ele que é fonte da Palavra e da unidade e marca cada cristão com a unção da responsabilidade com a vida de todos.

É importante ter os olhos fixos em Jesus, porque Ele tem palavras cheias de esperança e de sentido, que despertam a atenção das pessoas. Mira nas questões de desigualdade e de marginalização, nos que vivem no anonimato e são excluídos do contexto da vida comunitária. O agir concreto de Jesus Cristo passa pelo caminho do exercício da solidariedade.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por