ARTICULISTAS

Ser triangulino

Ser triangulino é manter acesa no peito a chama do ideal libertário de Tiradentes, patrono da Nação Brasileira

João Eurípedes Sabino
Publicado em 19/02/2016 às 07:49Atualizado em 16/12/2022 às 20:02
Compartilhar

 Ser triangulino

Ser triangulino é manter acesa no peito a chama do ideal libertário de Tiradentes, patrono da Nação Brasileira. É ficar matutando uma ideia, quando todos dela já desistiram. É saber da importância que tem o próprio nariz e por isso não metê-lo em conversa alheia. É praticar o ditad “dou um boi pra não entrar e uma boiada pra não sair”.

Ser triangulino é, numa roda de prosa, ficar mais calado para dirigir a conversa. É ter um RG e sonhar com a própria identidade. É ter sido um dia paulista, depois goiano e estar ainda mineiro. É ser culto e saber ouvir o caboclo que fala: ô sô..., é memo..., nóis é..., nóis faiz... É trocar de carro todo ano por outro novo e de modelo idêntico, para não demonstrar ostentação.

Ser triangulino é viver numa região rica, e nem por isso perder a humildade. É se inspirar nas planícies para cultivar a paciência. É saber que chegar à Academia Brasileira de Letras não é bicho de sete cabeças. É ser contagiado pela energia abundante gerada pelos seus potentes rios, que ilumina grande parte do país. É conciliar a fama do boi e a riqueza da terra com o avanço tecnológico, que o seu querido torrão experimenta. É se sentir honrado ao dizer onde nasceu.

Ser triangulino é não se conformar com a desproporção que sempre existiu entre a grande receita gerada pela sua região ao Estado e o retorno recebido dele em minguados benefícios. É ser destemido, revolucionário e ao mesmo tempo ser cheio de afeto e ternura. Ser triangulino é ver o progresso do Brasil passar por sua terra e querer apenas que a justiça lhe seja feita por isso. É estar certo de que o melhor queijo brasileiro não se produz noutro lugar.

Ser triangulino é confiar em Deus e respeitar o que cada um pensa sobre Ele. É fazer e escrever a história, sendo personagem dos seus próprios capítulos. Ser triangulino é ter a certeza de que mais cedo ou mais tarde, depois de uma cirurgia plástica no mapa de Minas Gerais, vai dizer com a boca cheia o nome do seu novo Estad TRIÂNGULO MINEIRO!

João Eurípedes Sabino

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por