ARTICULISTAS

Os “ismos” da sociedade

Não faz muito tempo que eu ouvi que um homem, por ser homem, não era defensor do feminismo...

Julia Castello Goulart
Publicado em 15/02/2016 às 08:00Atualizado em 16/12/2022 às 20:05
Compartilhar

 Não faz muito tempo que eu ouvi que um homem, por ser homem, não era defensor do feminismo. Ele não PODIA ser, segundo ele, não porque não concordava com a igualdade entre homens e mulheres, e sim porque feminista era coisa de mulheres fracas, e vitimadas. Admiti a minha falta de conhecimento em relação ao feminismo, e busquei saber mais sobre. Primeiramente, a definição do feminism é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Realmente fiquei me perguntando, o receio de alguns, ao afirmar que são feministas.

Ao entrar nas muitas críticas ao tema da redação do Enem, com “O tema foi para fazer propaganda sensacionalista, e que... como foi feita pelo governo só podia ser papo de esquerdista.” Antes de tudo, o tema foi violência contra a mulher e não igualdade entre homens e mulheres, muito menos sobre machismo e feminismo. Mesmo que um esteja estritamente relacionado com o outro, violência física, moral, deve ser combatida independente de quem é o agressor ou a vítima. Por mais que nossas breves mentes já tenham se esquecido do assunto, esse debate só mostra a força da herança patriarcal, e do machismo tão presente, assim como o racismo, em uma sociedade que se julga tão justa e igualitária.

Na busca pelo feminismo, fui apresentada a Simone de Beauvoir, que foi escritora, filósofa existencialista, e que foi uma das primeiras mulheres a mergulhar na pesquisa sobre a definição do que é ser mulher, com a obra: “O segundo sexo”. Assim como Simone, conheci Christine de Pisan, Marie Curie, Rosa Bonheur, Maria Verone. Entre tantos nomes, as mulheres já obtiveram muitas conquistas, não discordo disso. Mas ainda não temos igualdade de salário e tratamento dentro da esfera profissional. Nós ainda somos julgadas pelas roupas que usamos, e somos ainda vistas como responsável pela base familiar.

Fui pesquisando mais um pouco e descobri que Feminismo como muitos acreditam, não é oposto de Machismo. “Femismo”, palavra até parecida, que sim. Femista é aquele que pratica discriminação de gênero, na qual a mulher se sente superior ao homem. Aos machistas e aos femistas que defendem a superioridade de um indivíduo perante o outro, eu só lhes peço para olhar na nossa “passada História” e ver o que o sentimento de superioridade de uma raça, de uma religião, de um sexo, de um povo ao outro, provocou. Termino meu artigo com um poema forte, de Cintia Duarte Montilla, que circula na internet e que resume o fechar dos olhos de muitos brasileiros por aí: [“Vitimismo? Preconceito?] [Abuso? Agressão?]Cala essa boca e vai lavar uma louça.] [Você tem uma delegacia só sua.] [Tem seus direitos.] [Não luta na vida.](Mas luta na rua)]Não morre na guerra](Mas morre em casa).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por