ARTICULISTAS

Senhora Nossa!

Diante de tantos dissabores, busco alento na crença e na fé. Quando sinto meu coração apertar,

Fernando Hueb de Menezes
Publicado em 11/02/2016 às 20:51Atualizado em 16/12/2022 às 20:09
Compartilhar

Diante de tantos dissabores, busco alento na crença e na fé. Quando sinto meu coração apertar, recorro a quem me conforta e me cobre com seu manto protetor, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. No santuário sagrado, recarrego minhas energias e renovo minha devoção à Virgem Maria, aquela que em 18 de julho de 1830 se apresentou a uma noviça francesa, filha de agricultores.

Naquela manhã, Catarina Labouré foi acordada por um anjo da guarda, chamando-a para que fosse até a capela do convento, pois a Virgem Maria a esperava. Na capela, toda iluminada, a Santa Mãe aparece para a Irmã, sentada em uma cadeira. Catarina coloca-se de joelhos e ouve a Mãe de Jesus anunciar os acontecimentos que estariam por vir.

Pouco tempo depois, Catarina tem outra visão da Virgem Mãe, que lhe mostra uma medalha e pede para cunhar uma igual. Na Medalha, Nossa Senhora está sobre o globo terrestre, esmagando com os pés a cabeça de uma serpente. As mãos estendidas despejam feixes de luz, representando as graças que quer derramar sobre seus filhos. Em torno da Virgem há a inscriçã “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. No verso, está o monograma de Maria, em cima uma cruz e em baixo dois corações: o de Jesus, cercado por espinhos; o de Maria, atravessado por uma espada, contornado por doze estrelas. A Virgem Maria deixa o seguinte recad “Quem usar com fé e devoção esta medalha, muitas graças Eu concederei”.

Assim, no decorrer dos tempos, milhares de pessoas atribuem curas e graças à Medalha Milagrosa, que muitos carregam consigo como forma de proteção. Hoje representa a magnitude da fé para devotos fervorosos, que se apegam na esperança de receber uma dádiva da Santa Mãe.

Sou grato a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa pela família que tenho, pelas pessoas que me rodeiam, pelas graças recebidas, pelo amparo e até pelos sacrifícios que por ventura me fez suportar. Sei que Ela está olhando por nós e nos desviando das estradas tortuosas. Sei que está nos guiando para o caminho da luz e da paz. Confio em ti, com todo meu amor e minha fé, deixando com toda humildade minha súplica, para que continue confortando nossa alma e cuidando do nosso espírito, Senhora Nossa, Mãe de Jesus!

Fernando Hueb de Menezes

Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba; chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por