ARTICULISTAS

Nem todo religioso é religioso

Como me esquecer da Etelvina, lavadeira de minha mãe? Ao receber seu salário, ao sábado, brinquei com ela...

Padre Prata
Publicado em 07/02/2016 às 18:43Atualizado em 16/12/2022 às 20:11
Compartilhar

NEM TODO “RELIGIOSO” É RELIGIOSO

Como me esquecer da Etelvina, lavadeira de minha mãe? Ao receber seu salário, ao sábado, brinquei com ela: “Aposto que a senhora vai comer um franguinho amanhã”. Sua resposta me deixou estarrecid “Nada disso. Vou entregar todo meu salário para meu pastor. Ele nos disse que quanto mais a gente dá, mais a gente recebe”. Mais dinheiro, mais bênçãos.

Usar a Deus para fazer negócios é um tipo sutil de ateísmo. Como acreditar na pregação de qualquer religião que propõe esse tipo de negócios a Deus? É um regime de troca. Como aceitar a credibilidade daqueles que se aproveitam dos humildes para aumentar sua conta bancária?

Espero que ninguém esteja pensando que eu estou fazendo defesa de minha Igreja e agredindo as rivais. Não existe religião que esteja livre das riquezas do mundo. Também minha Igreja carrega em suas costas grandes pecados (Inquisição, Cruzadas). É santa e pecadora. Há momentos em sua História que nos enchem de vergonha. Quem estudou a sua História conhece bem os recursos imorais da venda das Indulgências. É pecadora, mas também é santa. Trouxe até nós a Palavra de Deus banhada no sangue dos mártires, de seus grandes santos. Há pecadores dentro dela. Muitos. Inclusive em sua Hierarquia. Uma coisa é ser santo, outra é ser frágil. Todos nós, papas, bispos, padres, leigos, somos pecadores. Todos cometemos erros. Tudo é fruto da fragilidade humana. Compreendemos e aceitamos. Agora, usar o nome de Deus para explorar os pobres é inconcebível. É uma atitude criminosa que brada aos céus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por