ARTICULISTAS

Rio de lágrimas

Depois de dois anos de seca, o Rio Piracicaba transbordou na noite de terça-feira...

Mário Salvador
Publicado em 02/02/2016 às 18:43Atualizado em 16/12/2022 às 20:15
Compartilhar

Depois de dois anos de seca, o Rio Piracicaba transbordou na noite de terça-feira, 12 de janeiro. E, no dia 13, o nível de água chegou a 5,68 metros. Não há como não nos lembrarmos da música sertaneja Rio de Lágrimas, composta em 1970 por Tião Carreiro e Piraci, com letra de Lourival dos Santos. A música foi gravada por Sérgio Reis, Martinho da Vila, Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, dentre outros cantores.

“O Rio de Piracicaba/ vai jogar água pra fora,/ quando chegar a água/ dos olhos de alguém que chora./ Lá no bairro onde eu moro/ só existe uma nascente./ A nascente dos meus olhos/ já formou uma corrente./ Pertinho da minha casa/ já formou uma lagoa,/ com lágrimas dos meus olhos,/ por causa de uma pessoa.”

Famílias foram retiradas às pressas de suas casas. Lojas fecharam. Cardumes foram vistos nas ruas. É surpreendente para um rio que, nos dois últimos anos, no auge da seca, chegou a ter menos de um metro de nível de água: em agosto, corria no leito do rio apenas um fio de água, como resultado da pior crise hídrica em São Paulo em trinta anos. Repentinamente, o rio ganhou vida e transbordou.

“Duvido que alguém não chore/ pela dor de uma saudade./ Quero ver quem que não chora/ quando ama de verdade.” A cheia do Rio Piracicaba sempre vai sugerir as lágrimas derramadas por saudade de alguém distante e muito amado. Lágrimas caíram o bastante para encher o rio da memorável canção sertanej

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por