ARTICULISTAS

Arrependido

O advogado Eduardo Goldenberg, morador da cidade do Rio de Janeiro, teve a carteira roubada...

Mário Salvador
Publicado em 26/01/2016 às 19:33Atualizado em 16/12/2022 às 20:20
Compartilhar

O advogado Eduardo Goldenberg, morador da cidade do Rio de Janeiro, teve a carteira roubada. Não tão corriqueiro foi o que aconteceu após o roubo. Ele recebeu, em casa, um envelope com R$967 em dinheiro, mais um bilhete: “Doutor Eduardo, estou devolvendo seu dinheiro, que peguei da sua carteira no dia 31, em Copacabana. Não dormi, arrependido, e peço que me perdoe. Feliz Ano-Novo. Só tirei R$50 para comprar um champanhe pra minha mãe. Fábio.”

O surpreendente gesto poderia ser imitado por corruptos que se apoderam dos bens do país. Arrependidos, fariam confissão de culpa, pediriam desculpas ao povo brasileiro, e devolveriam, com juros, o dinheiro recebido indevidamente.

Também o político que só pensa em si, e nunca nos destinos do país, poderia facilitar a vida de todos, renunciando ao cargo e assumindo o err “Renuncio ao mandato, por não ter sabido honrá-lo.” Também deveria renunciar aquele político que não trabalhou com afinco e por isso não soube fazer a diferença na vida do povo.

Empresários que fizeram tretas para alavancar rendosos negócios podiam confessar seus crimes e devolver ao povo o dinheiro ganho ilicitamente. E funcionários dos mais variados setores da administração pública podiam confessar crimes praticados contra o erário e ajudarem a elucidar crimes que acobertaram.

Fábio não é nenhum sant errou de fato, mas se redimiu e deu uma lição àqueles que não corresponderam aos deveres do mandato que o povo lhes confiou. O arrependimento pode se estender a todas as esferas da atividade humana. A dignidade de reconhecer e admitir os próprios erros, de pedir perdão e de reparar o dano da melhor forma possível é o mínimo que se pode esperar daqueles que andam por caminhos nada retos. O povo já se cansou de sustentar tanta gente desonesta. Que fiquem em seus cargos apenas aqueles que forem dignos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por