ARTICULISTAS

Acordolhá, é nóis tráveis!!

Desdequieu escrevi sobre nossa mineirice, comecei a observar como nós falamos...

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 12/01/2016 às 20:26Atualizado em 16/12/2022 às 03:06
Compartilhar

Desdequieu escrevi sobre nossa mineirice, comecei a observar como nós falamos em família, no trabalho e com os amigos. Eu cheguei à conclusão que nós somos mineiros messssm, pió é que nem percebemos o que falamos. Adoro!!!

Somos uma mistura de mineiro de Minas Gerais, aqueles das montanhas lá longe de nós, com os goianos, bem pertin de nós, e dos paulistas, com seus rrrr. Mistura interessante, que eu num sei se já foi estudada, mas é uma língua própria, só nossa. Do povaréu du triângu mineru, uai!!

Nós temos uma forma especial de falar no gerúndio. Eu fico matutanu, pra quê deitá falação de tanta letra né? Nois economiza conversa, só isso, entendeu? Pra quê falar andando e comendo, se ocê falá andanu e comenu o outro entende, certim? A gente pode até ficá pelejanu pra fala bunitin quiném os outro, mas o trem num vira nadica de nada sô, entonces nois larga mão e dana de ri.

Mas préstenção, óiqui ó, mineiro é um cara garrádo nos estudo, daqui dessas terra sai um monte de gente que pode mudá o mundo. Benzadeus que daqui sai cumida e carne pra alimentar esse Brasilzão, sai muita canadiaçúca pra fazer os carro dos bacana andá. Aqui tem muito trabalho e gente de valor, principalmente o povo duberaba, uai!!

Espia só, ocê que vive garrádu nimim, num larga deu não sô, continua lêno meus artigo, eu prometo sungá seu astral e num fadigá muito ocê não, tá? Falá mineiramente é facin, mansin, difícil é escrevê como se fala, mas é bão pá daná sê desse jeitin sô! Inté!! Tiau procêis!!!!

 

(*) Médica mineira oftalmologista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por