ARTICULISTAS

2016, UM ANO QUE PROMETE

O ano novo chegou e nossas esperanças e expectativas se renovam para que 2016 seja melhor que 2015

Karim Abud Mauad
Publicado em 04/01/2016 às 08:48Atualizado em 16/12/2022 às 20:39
Compartilhar

 2016, UM ANO QUE PROMETE

O ano novo chegou e nossas esperanças e expectativas se renovam para que 2016 seja melhor que 2015. Este, aliás, é um desejo que nos é permitido a cada 12 meses, conforme já apontava o poeta Carlos Drumond de Andrade ao saudar quem teve esta brilhante ideia de nos permitir este renovar de desejos.

O filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, ao citar Paulo Freire, lembra que devemos esperançar e não apenas esperar, ao renovar a cada ciclo nossas esperanças.

Aqui neste espaço, quase todos que como eu têm o privilégio de escrever, saudaram à sua maneira o ano que se inicia.Alio-me aos que viveram as dificuldades de 2015; percebem o ano difícil que se avizinha neste 2016, mas mesmo assim mantêm as esperanças de um ano melhor.

Este fato se alicerça nas minhas convicções pessoais de querer achar o lado bom das coisas, mesmo quando elas se apresentam ruins ou difíceis de serem entendidas e aceitas por todos.

A crise hídrica recente nos ensinou a racionalizar o uso da água mesmo em momentos de abundâncias de chuva, como agora. Os aumentos sucessivos e descabidos da energia, combustíveis e alimentação, entre outros, nos forçaram a ser criativos na gestão do orçamento doméstico.

A crise política desencadeada com a eleição presidencial de 2014, que se arrastou por 2015, nos forçou a entender que devemos participar e opinar, pois nossas escolhas ou omissões podem nos levar ao caos econômico, como estamos vivendo hoje. E creio que 2016, de uma forma ou de outra, promete sepultar essa eleição mal resolvida, para o bem maior da nação brasileira.

Aqui, percebemos a tentativa de amordaçar opiniões divergentes, independente do meio usado para essas expressões, e as urnas de 2016 poderão ser usadas pela população para mudar este cenário, onde mentiras parecem verdades e verdades não podem ser ditas. Caberá ao eleitor avaliar como quer continuar a pensar seu ambiente pessoal.

Assim, sabedores que nossas atitudes podem esperançar novos tempos, e que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”, como dizia Geraldo Vandré, vou vivendo 2016, já ciente que meus atos são mais importantes para que o ano seja o que queremos e que nossas realizações dependem da nossa vontade própria.

Se mortais somos, se devemos viver um dia de cada vez, se Paz e Saúde são votos que desejamos a todos, por sua preciosidade e também fazem parte de nossa vontade própria, Prosperar vem ancorado pelo desejo pessoal de cada um.

Eu espero que todos os seus sonhos se realizem em 2016, um ano que promete mudanças radicais, e que seja virtuoso e cada um se realize conforme sua vontade e atitude.

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por