ARTICULISTAS

Tão simples como arroz com jiló

Jiló é quase uma unanimidade. Não concorda? Mesmo sem nunca ter provado, a maioria...

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 03/01/2016 às 13:08Atualizado em 16/12/2022 às 20:39
Compartilhar

Jiló é quase uma unanimidade. Não concorda? Mesmo sem nunca ter provado, a maioria vai fazer cara feia e dizer que não gosta. Pobre jiló! Virou sinônimo de comida amarga. É injusto; a iguaria caipira, de origem africana, não merece esse tratamento. Claro, não é para qualquer paladar, e o modo de fazer é determinante para definir o sabor. Preparar jiló sem cuidado, sem muita paixão, é como ler um livro pulando as páginas e depois dizer que não entendeu nada da história. Jiló é para os mais experientes, para os mais velhos, tanto para quem vai cozinhar quanto para quem vai comer. Não adianta forçar as crianças e os adolescentes a comerem, o paladar deles ainda está em formação.

Jiló é planta comum nas hortas das fazendas do interior mineiro. Se alguém descuidou ou abandonou uma horta por um motivo qualquer, o jiló é o último a morrer, resiste bravamente até o fim. Um desavisado até poderia pensar que se trata de uma praga, um “matinho” sem utilidade. Bem cuidado, produz bastante e as frutas verdinhas não devem ser desprezadas.

O jiló serve também para iniciar uma prosinha, devido às suas características polêmicas. Como, por exemplo, num fim de tarde qualquer, estávamos na varanda da fazenda, observando o Sol no horizonte, e apareceu o Duque, o cachorro do Bastiãozinho. Ajeitou-se debaixo de um banquinho e ficou ali escutando nossa conversa. Vez ou outra soltava um suspiro. Foi quando o Bastiãozinho falou que estava preocupado com o perdigueiro. Quisemos saber logo qual era o motivo da preocupação. E ele disse que o danado estava entrando na horta pra comer jiló. Foi uma risada só. Não acreditamos, mas o Bastiãozinho garantiu que era verdade. Essa era boa! Cachorro que gostava de jiló não havia de ter muitos no mundo.

Nunca soubemos se era troça ou se era verdade. Dali a uns dias, o Duque foi atrás de uma cachorra no cio e nunca mais voltou pra casa. Deve ter se apaixonado, ou encontrou uma horta cheia de jiló.   

Falando nisso, de jiló, pode-se prepará-lo de várias maneiras, inclusive apaixonadamente, frito, assado, cozido, em conserva, mas o melhor é misturar com outro alimento, de modo a quebrar resistências.

Para começo de conversa, experimente arroz com jiló. Desta forma, ganham os dois, o arroz e o jiló. Melhor dizendo, ganham os três: o arroz, o jiló e quem vai comer! Não abuse, para não piorar a fama desta frutinha amada por uns e odiada por outros.

Sirva com feijão, farofa, salada, o que tiver, e você vai perceber que o jiló dá um sabor especial ao conjunto. Isso é o que importa, a combinação de sabores, cada um cumprindo uma função. No ano que se inicia, prepare um jiló e perceba que a vida não precisa ser tão amarga quanto alguns querem. Bom apetite! Feliz ano novo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por