ARTICULISTAS

Escritores Uberabenses – Parte II - Fragmentos - A Nova Arte

O livro Fragmentos (Uberaba, Instituto Triangulino de Cultura, 2005), de autoria de Nícolas...

Guido Bilharinho
Publicado em 24/12/2015 às 17:26Atualizado em 16/12/2022 às 20:45
Compartilhar

O livro Fragmentos (Uberaba, Instituto Triangulino de Cultura, 2005), de autoria de Nícolas Morais Pessoa, nascido e residente em Uberaba, onde cursa o primeiro grau, cuja tenra idade (14 anos), indutória à descoberta do mundo, do raro e do inédito que nele existem, é notável como exemplar da nova arte, que, no Brasil, desenvolveu-se e multidirecionou-se a partir das experiências concretistas, de desestruturação vocabular, de abolição da sintaxe e incorporação e ocupação do espaço no suporte em que se materializa.

Conquanto quase integralmente composto de visuais, o livro contém também poemas, a exemplo de “coisas”, «separado ou tudo junto?» e “tempo”, baseados exclusivamente em palavras organizadas linearmente (“são coisas da vida”, “não diz pára”) ou livres no espaço, vinculado este, porém, ao núcleo semental dos poemas (“tudo nada/relações/rastos”, “não pára”), processando-o como um de seus componentes.

Já os visuais “espelho”, “ex-posição”, “in-completo”, “não”, “por quê?” e “fenda” estilhaçam os vocábulos, dispondo ordenada e racionalmente seus fragmentos.

Em “chuva”, como também em “espelho”, “fenda” e outros, a decomposição dos termos pressupõe a tradução gráfico-visual dos respectivos fenômenos, atingindo o máximo de possibilidade desse procedimento em “fragmentos”, de belíssimo efeito.

O eixo elaborativo dos visuais de Fragmentos forma-se pela constituição intelecto-perceptiva de múltiplos elementos: sentido (concreto-sintético), espaço (essencializado), palavra (isolada, fragmentada) e liberada composição visual (inventiva, complexa), perfazendo uma das mais instigantes criações da arte nova, a arte visual.

(in Fragmentos, 2005, prefácio, inserido no livro Literatura e Estudos Históricos em Uberaba, no prelo)

(*) advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 e autor de livros de literatura, cinema, história do Brasil e regional

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por