ARTICULISTAS

Consumo Consciente no Natal

As vitrines estão decoradas, mas o clima de festa não é o mesmo de outros anos. Com o bolso apertado, o consumidor...

Cláudia Feres
Publicado em 18/12/2015 às 08:57Atualizado em 16/12/2022 às 20:49
Compartilhar

Consumo Consciente no Natal

As vitrines estão decoradas, mas o clima de festa não é o mesmo de outros anos. Com o bolso apertado, o consumidor está mais cauteloso e o comércio sente o reflexo da crise. Com a queda no poder de compra, use a criatividade para presentear com menos gastos. Na esperança de aumentar os lucros, neste período de Natal, o fornecedor incrementa as suas vendas com promoções realizadas pelo comércio. As compras acima de um determinado valor dão direito ao consumidor de concorrer a sorteios de carros, viagens, crédito para gastar com compras, entre outros. É preciso avaliar se compensa gastar mais do que pode só para participar desses sorteios. Resistir a essas estratégias de marketing, quando não se pode consumir mais do que pode suportar financeiramente, é uma atitude inteligente. Fazer compras às pressas é muito perigoso para o seu bolso. É preciso tomar muito cuidado com os preços, condições de pagamento dos produtos para não se arrepender depois, nem se endividar e ficar inadimplente. Lembre-se de que parte do décimo terceiro deve ser reservada para os pagamentos que se acumulam nos primeiros meses do ano, como o IPTU, IPVA e o material escolar, por exemplo. Programe-se agora e aproveite melhor todo o ano de 2016.

Cláudia Feres Garcia

Professora Universitária

Chefe do Contencioso da Fundação Procon Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por