ARTICULISTAS

Um Natal que fosse feliz para todos...

Muitas pessoas aguardam ansiosamente a chegada do Natal, data comemorativa...

Fernando Hueb de Menezes
Publicado em 17/12/2015 às 20:06Atualizado em 16/12/2022 às 20:51
Compartilhar

Muitas pessoas aguardam ansiosamente a chegada do Natal, data comemorativa de nascimento do Menino Jesus, aquele que veio para nos salvar, que trouxe o amor e os ensinamentos que até hoje norteiam os caminhos daqueles que creem. Momento de reflexão, devoção e purificação da alma e do espírito, ocasião em que reunimos nossos familiares e preparamos cardápios fartos para a ceia de comemoração.

Pra mim sempre foi um momento muito especial. Seguia o mesmo ritual. Minha mãe montava o presépio e a árvore de Natal. Com a chegada dos parentes distantes, a casa da minha avó se tornava o ponto de encontro. Crianças impacientes, na expectativa de receber os presentes. Conversas, risadas, muita comida e harmonia, características das famílias sírio-libanesas.

Apesar de toda a alegria que aquele ambiente nos proporcionava, meu pai nos demonstrava certa contrariedade. Quando em certa vez, indagado por mim, respondeu: “Meu filho, Natal é tempo de contrastes, em que as mazelas da sociedade ficam mais evidentes. Nem todos os pais possuem condições de dar um bom presente para seu filho. Nem todas as famílias têm oportunidade de oferecer uma ceia farta em suas mesas. Somos privilegiados e devemos ser gratos por isso, mas, ao mesmo tempo, temos que ser solidários aos mais necessitados, que custam a levar para a casa o pão de cada dia”.

Sábias palavras! Infelizmente, vivemos em uma sociedade de desigualdades, onde as oportunidades nem sempre são para todos. Onde quem mais trabalha nem sempre é o mais bem remunerado. Onde os honestos pagam por aqueles que não seguem as regras. Onde os indivíduos se digladiam por motivos fúteis. Onde os interesses pessoais sobrepõem as necessidades coletivas.

Talvez seja o momento de experimentarmos um Natal diferente, mais humano e solidário, trazendo para dentro de nós um sentimento depurado, de amor ao próximo. Momento de reavaliarmos nossas ações e prioridades, diante de uma realidade dominada pela desigualdade social. Podemos fazer diferente, pensar diferente e viver diferente. Que o aniversário do Pequeno Salvador nos inspire e nos transforme em pessoas melhores, semeadoras da paz e da igualdade, para que possamos ter no futuro um Natal realmente feliz para todos!!!

(*) Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba, chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por