ARTICULISTAS

Um dia depois do outro

Já reparou que tomamos cada vez mais medicamentos? Não parece que os dias estão...

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 06/12/2015 às 12:13Atualizado em 16/12/2022 às 21:00
Compartilhar

Já reparou que tomamos cada vez mais medicamentos? Não parece que os dias estão ficando muito curtos? Percebeu que compromissos inadiáveis tomam todo o tempo de boa parte das pessoas? Que muita gente não dá conta mais de ficar tranquila? Que estamos perdendo a capacidade de relaxar?

Fique bem! Mas, o que é ficar bem? Por que razões devemos ficar em paz com a vida? Ou você tem ficado tempo demais sentado no sofá, vendo TV? Esse comportamento pode estar se repetindo de modo preocupante, não acha? Não é hora de mudar de atitude?

Por que não descansar numa rede com um livro nas mãos, lendo uma boa história? Por que não pegar a estrada só para observar a mudança na paisagem e conhecer caminhos diferentes? Sair com os amigos também pode ser uma atividade relaxante. Que tal?

Ah! Caminhar pode ser bom, principalmente se o trajeto for entre árvores e acompanhado de cheiros úmidos e sons agradáveis. Pode ser muito bom!

Mais do que bom, pode ser ótimo, pois já está comprovado que o ato de caminhar em áreas verdes pode atenuar o cansaço cerebral. Isso vale para crianças que ficam desatentas com tantas informações que rodeiam o seu cotidiano. Vale para aqueles que trabalham em escritórios e em locais aborrecidos, para aqueles que realizam trabalhos repetitivos e estressantes, em locais fechados e com iluminação artificial.

Diversas reportagens publicadas recentemente falam que a permanência das pessoas em ambientes naturais produz um relaxamento suave, necessário. Uma contemplação silenciosa de árvores e de jardins é capaz de recarregar as energias que podem estar sobrecarregadas e esgotadas. É preciso tomar cuidado tanto com a fadiga corporal quanto com a fadiga mental.

É preciso mudar a rotina de vez em quando, parar o processo de repetição e de achar que não existe muita opção para o que fazer. É importante saber que existem espaços em parques e áreas naturais para quem quer sair da rotina e encontrar o bem-estar necessário à continuidade da vida. Uma boa opção é caminhar numa trilha formada por lindas árvores frondosas, contemplar a riqueza e a diversidade existente no mundo. Fazer uma refeição ao ar livre, participar de um bate-papo com os amigos, ou tudo isso junto.

Qualquer mudança pode ser válida, desde que você queira. Comportamentos que tragam satisfação e aconteçam de modo espontâneo, sem rigidez e sem radicalismos são desejáveis. Mudanças de atitude nos ajudam a aliviar as tensões, sabia disso? Nunca é demais recordar que pessoas que residem perto de árvores e parques têm níveis menores de estresse. Já está comprovado!

E então, ficou com vontade de dar um passeio na praça? De visitar um parque? De descansar um pouco? Vai! Sem culpa, sem medo. Nada como um dia depois do outro. Faça isso!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por