ARTICULISTAS

Acordolhar Uai!!

Um dia me perguntaram o que quer dizer acordolhar, eu respondi, uai, quer dizer acordar...

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 01/12/2015 às 19:18Atualizado em 16/12/2022 às 21:05
Compartilhar

Um dia me perguntaram o que quer dizer acordolhar, eu respondi, uai, quer dizer acordar o olhar ou dar cor ao olhar. A pessoa disse que era uma maneira bem mineira de falar.

Não é que a coisinha tava certinha, sou mineira demais da conta, sô; falo umas coisa que na horinha nem ponho reparo, mas, depois, quando eu me dou conta, raxo os bico de tanto rir. Temos uma maneira própria de conjugar verbos, parecidin com o inglês, igualin que nem. Nóis vai, eles vai, ocê vai, viu, tudo de carreirinha e facin de entendê. Pobre corretor do computador fica louco. A mode o outro, quem mandou ele não aprendê a falá mineirês, né? Ele fica pedino acodeeu. Eu fal causdiquê? Eu digo prele: chispa daí com estas linhazinha vermeia e verdinha, sô.

As pessoas dão mil nomes pras coisas, nois resume tudo numa palavrinha só: TREM, facin.  Eu fico matutanu, a mode o quê as pessoa complica tanto pra falar. É só pedir pra pegar os trem em riba do armário, redar os trem, despendurar os trem, ponhar os trem, garrá os trem, e todo mundo sabe certin quis trem que é.

Eu num dô conta de gente que acha que nóis, mineiro, é mocorongo. Neca de pitibiriba, nóis num é bocó; eles é que fica me estumando e eu fico fula da vida. Nóis facilita a vida, junta as palavra e forma uma bem grande, parecidin com os alemão. Táoszóidacara quer dizer que algo está custando os olhos da cara, ou está caro, entendeu? Tudo bem, nois come os sss tudin, mas como nóis é bonzin, nóis deixa eles tudo pros carioca, tá bão? Mas também a gente economiza um montão de palavras. NUUUUUUU quer dizer Nossa Senhora da Abadia, ou qualquer outra “santa” que ocê gostá, certin?

Mineiro com fome caça um trem pra cumê, fuça nos botão do carro, escrafuncha as gaveta, quando fica doente diz que teve um trem no coração.

Prestenção, banoite gente, tô pingano de sono, a chuva tá pendurada, amanhã tenho que acordá cedin e falar português certin. Mas, se alguém rideu dar uma mineirada, eu respondo em inglês ou em francês; alemão é mais difícil de falar, mas eu posso até tentar.

Nóis num é bocó não, sô; nóis é mineiro e pronto. E vou te contá um trem: é bão padaná. 

 

(*) Médica mineira, oftalmologista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por