ARTICULISTAS

As árvores, nossas irmãs

Hoje, compreendemos melhor o que significa a visão holística do Universo...

Padre Prata
Publicado em 29/11/2015 às 12:49Atualizado em 16/12/2022 às 21:06
Compartilhar

Hoje, compreendemos melhor o que significa a visão holística do Universo. Já li, não sei onde, que a educação deve estar voltada para essa nova concepção do homem e de tudo o que existe. O homem não é um ser isolado. Não pode ser compreendido, dizem, fora de um todo ao qual se vincula. O que dá coesão a todo o Universo é a energia. A matéria é energia. Vivemos mergulhados numa “força vital” que percorre tudo o que existe, fazendo de tudo um todo único. Somos membros uns dos outros. Pedaços intimamente entrelaçados de um único conjunto. Há mesmo alguns que chegam a afirmar que Deus é energia, nada mais do que isto.

A roupagem é nova. O conteúdo nem tanto. A verdade foi sempre a mesma. Mudam-se as cores e os ângulos. Apenas.

Sempre aprendi que os homens se mantêm porque se relacionam. Há ensinamentos desse tipo nos próprios Evangelhos. Faz tempo. É coisa de dois mil anos. Vou mais além. O Gênesis foi escrito há bem mais de quatro mil anos. Todos aqueles mitos que nos foram transmitidos procuram dizer a mesma coisa: tudo o que existe brotou de uma mesma Fonte. Por isso, tudo o que foi criado é bom, puro e santo. Noutras palavras, tudo o que existe coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Não importa que todos os seres sejam resultado de uma longa evolução. Há uma Inteligência Superior que dá sentido a esse desabrochar dos seres vivos. Nada existe por acaso.

Nós, seres criados, nos relacionamos com Deus e isso é bom. Nós nos relacionamos com os outros e isso é bom. Nós nos relacionamos com a Natureza e isso é bom. Nós nos relacionamos com nós mesmos e isso é bom. Viver é bom. Tudo é graça.

Chamamos de “pecado” aqueles nossos atos ou atitudes que contaminam as coisas boas que Deus criou. Que colocam o mal onde Deus plantou o bem. Ameaçamos o equilíbrio do Universo.

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, isto é, Ele o criou criador. O homem é um re-criador, isto é, um transformador da Natureza. O homem não foi criado para destruir visando lucros.

Dentro desta visão compreendemos a extensão do crime de destruir a floresta amazônica para criar gado e plantar soja. Além das árvores cortadas, muitas coisas mais são afetadas. Pense nisso. Os políticos, os advogados, os médicos, os padres, os empresariais não podem ser jogados na lama se meia-dúzia deles comete crimes. Se há cinco pés de tiririca não significa que a grama não seja boa.

Por que você não planta uma árvore ou não consegue me explicar convenientemente?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por