ARTICULISTAS

Ainda falando de Criatividade

A criatividade se fundamenta em quatro principais elementos: pessoa criativa...

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 26/11/2015 às 19:27Atualizado em 16/12/2022 às 21:09
Compartilhar

A criatividade se fundamenta em quatro principais elementos: pessoa criativa, processo criativo, produto criativo e ambiente criativo.

A pessoa criativa apresenta características tais como curiosidade, abertura à experiência, capacidade de assumir riscos, intuição, autonomia, flexibilidade, imaginação, autoconfiança, persistência, originalidade, tolerância à ambiguidade e humor. Existem programas para o desenvolvimento e treinamento dessas habilidades e descoberta de barreiras que impedem a expressão criativa nos indivíduos.

O processo criativo envolve as estratégias que a pessoa utiliza para gerar e analisar ideias, resolver problemas, tomar decisões e gerenciar seu pensamento durante o processo criativo, onde importa  o processo criativo em si, e não o resultado final.

O produto criativo abrange aspectos como originalidade, inovação e relevância, determinados pelo momento histórico, social e cultural, sendo que uma obra ou descoberta pode, muitas vezes, não ser considerada criativa em certa época e, anos depois, ganhar grande destaque conforme diversos exemplos encontrados na história.

O ambiente exerce um papel importante tanto no desenvolvimento das capacidades criativas como no seu reconhecimento. A sociedade e a cultura podem favorecer ou inibir o acesso a recursos, promover ou bloquear comportamentos e, também, definir os critérios de aceitabilidade e reconhecimento dos produtos criativos.

Verifica-se assim que o desenvolvimento e a expressão da criatividade não dependem somente dos esforços do próprio indivíduo, sendo também importante o contexto social onde este se acha inserido e as condições presentes no lar e na escola.

É possível desenvolver a criatividade? Como?

Com programas de treinamento criativo, visualizados como um conjunto de métodos, técnicas, exercícios e estratégias, cujo objetivo seria desenvolver as aptidões, por meio da estimulação de atitudes criativas, realizadas em grupos ou individualmente.

Todo ser humano é dotado de potencial criativo, que se desenvolve e se manifesta de acordo com a presença de estímulos sociais e pessoais, o que permite identificar os motivos pelos quais alguns ambientes e algumas pessoas mostram-se mais criativos do que outras.

É importante que as estratégias criativas sejam incentivadas e valorizadas no contexto educacional, para um crescimento significativo na criatividade, desde os anos escolares iniciais.

Assim, a criatividade se fará presente na vida dos indivíduos, pois o potencial criativo e sua expressão podem ser ampliados.

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por