A criatividade se fundamenta em quatro principais elementos: pessoa criativa, processo criativo, produto criativo e ambiente criativo.
A pessoa criativa apresenta características tais como curiosidade, abertura à experiência, capacidade de assumir riscos, intuição, autonomia, flexibilidade, imaginação, autoconfiança, persistência, originalidade, tolerância à ambiguidade e humor. Existem programas para o desenvolvimento e treinamento dessas habilidades e descoberta de barreiras que impedem a expressão criativa nos indivíduos.
O processo criativo envolve as estratégias que a pessoa utiliza para gerar e analisar ideias, resolver problemas, tomar decisões e gerenciar seu pensamento durante o processo criativo, onde importa o processo criativo em si, e não o resultado final.
O produto criativo abrange aspectos como originalidade, inovação e relevância, determinados pelo momento histórico, social e cultural, sendo que uma obra ou descoberta pode, muitas vezes, não ser considerada criativa em certa época e, anos depois, ganhar grande destaque conforme diversos exemplos encontrados na história.
O ambiente exerce um papel importante tanto no desenvolvimento das capacidades criativas como no seu reconhecimento. A sociedade e a cultura podem favorecer ou inibir o acesso a recursos, promover ou bloquear comportamentos e, também, definir os critérios de aceitabilidade e reconhecimento dos produtos criativos.
Verifica-se assim que o desenvolvimento e a expressão da criatividade não dependem somente dos esforços do próprio indivíduo, sendo também importante o contexto social onde este se acha inserido e as condições presentes no lar e na escola.
É possível desenvolver a criatividade? Como?
Com programas de treinamento criativo, visualizados como um conjunto de métodos, técnicas, exercícios e estratégias, cujo objetivo seria desenvolver as aptidões, por meio da estimulação de atitudes criativas, realizadas em grupos ou individualmente.
Todo ser humano é dotado de potencial criativo, que se desenvolve e se manifesta de acordo com a presença de estímulos sociais e pessoais, o que permite identificar os motivos pelos quais alguns ambientes e algumas pessoas mostram-se mais criativos do que outras.
É importante que as estratégias criativas sejam incentivadas e valorizadas no contexto educacional, para um crescimento significativo na criatividade, desde os anos escolares iniciais.
Assim, a criatividade se fará presente na vida dos indivíduos, pois o potencial criativo e sua expressão podem ser ampliados.
(*) Psicóloga Clínica