ARTICULISTAS

Lamaçal

Os brasileiros estão atolados na lama até os joelhos. Muitos, endividados, afundam-se...

Mário Salvador
Publicado em 24/11/2015 às 19:36Atualizado em 16/12/2022 às 21:11
Compartilhar

Os brasileiros estão atolados na lama até os joelhos. Muitos, endividados, afundam-se um pouco mais, já respirando com dificuldade. A lama, invisível aos olhos, é sentida pelo espírito. É a lama da corrupção, provocada por gente sem escrúpulos, que só quer encher os bolsos, à custa da desgraça alheia.

Esses portentosos desvios de dinheiro recebem nomes especiais. O primeiro grande caso foi o Mensalão – dinheiro desviado para comprar votos de políticos. E até hoje não temos os nomes daqueles que foram comprados. Até então, o maior escândalo da república brasileira em toda a sua história. Parte dos envolvidos foi penalizada, multada, presa e logo solta.

Quando a poeira baixou, veio o Petrolão. O Mensalão virou troco. Petrobras, maior empresa brasileira, foi saqueada. Milhões de dólares saíram de seus cofres para bolsos diversos. Mas, convenhamos, tudo muito bem contabilizado e apresentado aos tribunais eleitorais, sendo todas as contas aprovadas. Enfim, um plano de sucateamento de uma poderosa empresa, que perdeu credibilidade no mercado internacional e respeito dos acionistas. Como as falcatruas estão sendo apuradas com bastante critério, é de se esperar um resultado satisfatório.

Recentemente uma barragem de contenção de rejeitos de uma mineradora em Mariana se rompeu. Uma tragédia. Casas e meio ambiente foram destruídos. Famílias choram vidas e bens perdidos. Bombeiros se esforçam na busca de corpos sepultados no lamaçal. Um passo em falso e ele é sugado pela lama, passando a necessitar do auxílio de companheiros. Pelo risco de desaparecerem na lama, moradores foram impedidos de buscar bens que possam ter escapado do lamaçal.

A lama da cidade de Mariana é visível aos olhos de todos os brasileiros; já o lamaçal que afoga o Brasil e os brasileiros é sentido na alma. Uma mineradora é considerada culpada pela tragédia em Mariana. No Petrolão, pessoas, partidos políticos, empresas que se locupletaram estão sendo descobertos aos poucos. Alguns atolados na lama até o pescoço. Inaceitável tanto lamaçal afligindo os brasileiros. Basta!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por