ARTICULISTAS

Seguindo os passos de São Domingos

A Ordem Dominicana representa uma parte importante na história da Igreja...

Maria de Lourdes Leal dos Santos
Publicado em 22/11/2015 às 11:24Atualizado em 16/12/2022 às 21:13
Compartilhar

A Ordem Dominicana representa uma parte importante na história da Igreja: mais de 130 santos, entre homens e mulheres, doutores, 4 papas, 75 cardeais, 150 arcebispos e centenas de bispos. Hoje, a Família Dominicana tem 150 mil leigos, 3 mil irmãs e 6 mil frades que seguem os passos de São Domingos de Gusmão. Para eles e toda a comunidade cristã, o Mestre da Ordem, enviou uma mensagem de abertura do Jubileu que foi socializada para todo o mundo. Frei Bruno Cadoré nos deixa claro que o desafio antigo e sempre novo é: “Alcançar aqueles que ainda não conhecem Jesus”, abrindo as portas da Ordem e da Igreja, tal como convida o Papa Francisco.  Eis a mensagem de Frei Bruno Cadoré:

“Com alegria, nesta celebração de abertura do Jubileu Dominicano da Ordem dos Pregadores, envio minhas saudações a todos e todas: frades, irmãs e leigos dominicanos. E é para mim uma alegria fazê-lo da Basílica de Santa Sabina em Roma, a que foi entregue a São Domingos pelo próprio Papa. Isto, sobretudo, pelo fato de que Santa Sabina é o lugar no qual a pregação de Domingos tem suas raízes.   

Domingos amava rezar aqui, amava contemplar e falar com Deus, amava deixar que os mistérios da vida de Cristo habitassem sua própria vida. Conforme a tradição, ele também amava falar com Deus das pessoas, homens e mulheres, que tinha encontrado e às quais tinha comunicado o Evangelho da Paz. Nesta sua conversação com Deus ele encontrava a força para voltar a sair, para continuar sua pregação.       

 Como se pode ver num mosaico de Santa Sabina, andar em pregação significava para ele pregar a unidade: a unidade entre os circuncisos e os gentios; a unidade entre aqueles que têm fé e os que não a têm; a unidade entre todos, porque todos somos capazes da mesma comunhão. Isto é o que Domingos queria anunciar.  Ele encontrou a motivação para fazê-lo a partir da visão que teve de Pedro e Paulo, na qual Paulo lhe tinha entregue a Escritura, a revelação da unidade e do desígnio de Deus, e  Pedro lhe tinha entregue o cajado do peregrino, para que pudesse andar. Então São Domingos abre a porta e parte!          

 O Jubileu da Ordem consiste niss ele abre a porta (de Santa Sabina), a contempla, e nela vê a primeira representação da crucifixão. Pregar o Evangelho da Paz significa pregar a vida dada em abundância por um Messias crucificado. Domingos, então, parte e vai ao encontro de todos e todas, junto aos quais  Cristo o precede. Um lema para este Jubileu:  vá e prega!”.

(*) Leiga Dominicana

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por