ARTICULISTAS

Relacionamento

Dias atrás, eu estava falando para um seleto grupo de empresários. Eu não tinha...

Fulvio Ferreira
Publicado em 18/11/2015 às 19:38Atualizado em 16/12/2022 às 21:15
Compartilhar

Dias atrás, eu estava falando para um seleto grupo de empresários. Eu não tinha a pretensão de ensinar nada, mas tive a ousadia de afirmar que grande parte dos negócios em empresas surgem de Relacionamento.

Parte da minha vida escolar no Ensino Médio, naquele tempo chamado de Colegial, eu tive um professor que sempre afirmava que “se eu não pudesse ganhar na loteria ao menos que fosse o meu vizinho”. E ele explicava que se você não tiver condições técnicas ou sorte para ter sucesso, ao menos que seja o seu amigo, assim você terá convite para celebrar na casa dele; melhor um amigo do que um desconhecido.

A vida funciona mais ou menos assim, ninguém é uma ilha. Seja você um vendedor, um profissional liberal ou um operário, todos precisamos de pessoas. Seja para comprar, para movimentar ou para se consultar; sim, todos nós precisamos uns dos outros. E é melhor que “sejam nossos amigos do que desconhecidos”. E o melhor caminho para ter muitos amigos – ou, se preferir, muitos “conhecidos” – é criar Relacionamentos.

Os principais clubes de serviço, em geral de origem norte-americana, sabem muito bem disto. Pessoas que criam vínculos a partir de Relacionamentos tendem a fazer negócios e estreitar amizades. E todos devemos estar abertos ao novo, inclusive aos novos amigos que vão surgindo naturalmente. Na fila do banco, na porta da escola do filho, no mercado, no lazer... Em verdade, não há limite para colocarmos em prática que nós, seres humanos, somos sim seres políticos e, salvo raras exceções, não nascemos para viver isolados numa ilha.

Então, quer ver seus negócios melhorarem?

Quer ver seu rol de clientes crescer?

Aumente sua comunicação!

Saia de casa, converse com pessoas, crie contatos. Em pouco tempo, terá uma agenda grande, muitos amigos e muitos clientes.

E o melhor: seu trabalho será muito mais leve, porque na maioria dos casos você estará em ligação direta com pessoas cujo coração e cuja amizade são mais importantes que os negócios!

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por