ARTICULISTAS

Finados

O Dia de Finados acontece em muitos países do mundo inteiro. No México, por exemplo...

Mário Salvador
Publicado em 10/11/2015 às 20:12Atualizado em 16/12/2022 às 21:23
Compartilhar

O Dia de Finados acontece em muitos países do mundo inteiro. No México, por exemplo, Dia de los Muertos é uma das festas mais animadas, pois, segundo dizem, nesse dia, os mortos vêm visitar seus parentes. E a festa acontece com muita comida, bolo, doces, música e fantasias.

Em Uberaba, na véspera de Finados, a imprensa noticiou que pelo menos oitenta mil pessoas visitariam o cemitério para orar pelos mortos. Bem cedinho, foram abertos os portões do campo-santo. Em frente, havia muito espaço para estacionar veículos. Muitos guardas fiscalizavam essa área externa e, acreditem, não havia um só flanelinha. Sossego e segurança totais. Já aos visitantes que chegaram após as dez horas, custou-lhes encontrar espaço para estacionar, e havia um flanelinha para cada carro.

Milhares de pessoas visitavam os túmulos da família, de amigos e conhecidos. Também estivemos lá. Enquanto caminhávamos, notamos algumas pessoas com ar de revolta. Logo entendemos o porquê: foram subtraídos de muitos túmulos os enfeites como argolas, vasos de metal e cruzes, e placas com nomes, datas ou mensagens.

Em casa, recebemos a notícia de que a administração do cemitério conseguiu juntar muitos dos objetos furtados que haviam ficado espalhados no local. O material recuperado foi posto em uma sala à disposição dos familiares de proprietários de túmulos.

Talvez os ladrões estejam vendendo esse metal para comprar drogas. É importante investigar e descobrir tanto vendedores quanto compradores desse material. E providências precisam ser tomadas para se evitarem novos furtos. Queremos que o campo-santo seja respeitado e que nossos mortos possam descansar em paz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por