ARTICULISTAS

Precisa-se de matéria-prima... (III)

Parte final do artigo de João Ubaldo Ribeiro: Precisa-se de matéria-prima para construir...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 30/10/2015 às 19:32Atualizado em 16/12/2022 às 21:33
Compartilhar

Parte final do artigo de João Ubaldo Ribeir “Precisa-se de matéria-prima para construir um país”:

“Esses defeitos, essa ‘esperteza brasileira’ congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em caso de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula ou Dilma, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, eleitos por nós, nascidos aqui, não em outra parte do mundo.

Entristeço-me. Entristeço-me porque, ainda que Dilma renunciasse hoje mesmo, que o próximo presidente que a suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria-prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.

Um próximo presidente não poderá fazer nada... Na verdade, não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar, primeiro, os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, não serviu Itamar, não serviu FHC, não serviu Lula e nem a Dilma... E nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa ‘outra coisa’ não começar a surgir – de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram – seguiremos, igualmente, condenados, igualmente estancados... Igualmente sacaneados! É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como nação aí a coisa muda...

Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um messias. Nós temos que mudar! Um novo governante com os mesmos brasileiros que aí estão não poderá fazer nada... Está muito claro... Somos nós os que temos que mudar. Sim! Decidi procurar o responsável, e estou seguro de que o encontrarei quando me olhar no espelho, hoje!”.

Obrigado ao leitor e amigo João dos Reis Oliveira Junqueira, que, com sua perspicácia, facilitou a republicação do artigo de João Ubaldo Ribeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por