ARTICULISTAS

De Lovejoy a Peirópolis

Álcool etílico e açúcar foram encontrados no Cometa Lovejoy, que passou por aqui...

Luiz Cláudio dos Reis Campos
Publicado em 27/10/2015 às 19:26Atualizado em 16/12/2022 às 21:37
Compartilhar

Álcool etílico e açúcar foram encontrados no Cometa Lovejoy, que passou por aqui em janeiro deste ano. Tais substâncias reforçam a teoria da panspermia. Alguns cientistas creem que antigos impactos de asteroides com a Terra teriam trazido uma carga de moléculas orgânicas, algo como um “fermento” para a origem da vida. Um verdadeiro bombardeio de asteroides à Terra há 4 bilhões de anos.

Essas mudanças que acontecem em milhões de anos são classificadas em eras geológicas que até então são cinco. Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, sendo nesta que nós, seres humanos, nos encontramos, portanto a última e mais recente em se tratando de quatro bilhões de anos. Vou me ater à era Mesozoica, ressaltando o superficial conhecimento que domino do assunto. Provavelmente é a era que mais fascínio exerce.

As deslumbrantes formas dos seres que habitavam nosso planeta à época, hoje reconstituídas meticulosamente através de estudos científicos que envolvem anatomia, física, química, sismologia, paleontologia, arqueologia, biologia e tantas outras áreas do saber, tornam suas presenças uma realidade assustadora. Podemos ver seus arquétipos tão bem modelados em museus e assistir a filmes de ficção com efeitos visuais irretocáveis, fundindo o tempo e nos colocando diante deles em aventuras fantásticas. Geram empregos, movimentam indústria e comércio, aguçam o imaginário a um trabalho de expedição e escavação para o bem do turismo, da Ciência e da própria alma.

Existiram de fato esses animais gigantescos? Criaturas enormes, aves voadoras de envergaduras colossais, répteis imensos, desfilando nos ares e no solo; absolutos? É incontestável. Eles aqui estiveram. Uberaba inclui-se nesse circuito paleontológico, através de Peirópolis, onde se encontra um acervo importante de ossos testemunhos, cujo manancial foi e ainda é explorado. São achados de enorme relevância para a Ciência e para o nosso município.

Todos os esforços em níveis nacional e internacional devem ser empreendidos com a nobre intenção de posicionar Peirópolis na rota dos principais centros de estudos e turismo temático. É de se reconhecer e felicitar a atenção e a relevância que a atual administração do prefeito Paulo Piau vem dando ao local. “Um Novo Olhar para Peirópolis”, que inegavelmente colabora mundialmente para a busca constante do conhecimento e da elucidação dos segredos e mistérios do Universo. Peirópolis é uma estação de passagem de eras e de compreensão do tempo geológico.

(*) Engenheiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por