ARTICULISTAS

Finanças no casamento

Com a inflação a 9,49% (no acumulado de 12 meses) e o desemprego atingindo 7,6%...

Mário Salvador
Publicado em 27/10/2015 às 19:22Atualizado em 16/12/2022 às 21:37
Compartilhar

Com a inflação a 9,49% (no acumulado de 12 meses) e o desemprego atingindo 7,6%, todos temos precisado revisar nossos orçamentos para não sermos pegos de surpresa. A saúde financeira da família exige mais que evitar prestações de compras supérfluas ou empréstimos vultosos. É preciso, na verdade, ter uma estratégia financeira planejada e executada com o comprometimento de cada membro da família.

A família tende a ser vista pela ótica do amor, da abnegação. Isso às vezes nos impede de vê-la como uma força econômica, um investimento. Afinal, esse grupo de pessoas é também um agrupamento de patrimônios em busca de uma vida melhor. O dinheiro não é o coração da família, mas tem um papel essencial como esqueleto para viabilizar nossos sonhos. Por isso, para um orçamento familiar funcionar bem, todos os membros da família devem estar a par de fatos que envolvam a fonte de renda: vencimentos, aumento de salário, perda do emprego...

Com base nesses conhecimentos, é importante combinar previamente a divisão de despesas e a estratégia de reserva de dinheiro para momentos de dificuldade. Reformulações devem ser feitas ao longo do caminho, porém um projeto financeiro inicial é imprescindível.

Ter os pés no chão é a estratégia básica para enfrentar um cenário econômico complexo. Será o comprometimento da família como um todo que impedirá a ilusão de sair de supermercados e lojas com itens supérfluos ou o deslumbramento que provoca um cartão de crédito na mão.

Arrolando-se rendimentos e dívidas mensais numa planilha de orçamento doméstico, é mais fácil ter uma visão clara da situação e assumir o controle financeiro da família, evitando-se aborrecimentos. É sempre tempo de tomar as rédeas das finanças pessoais e da família, buscando um equilíbrio. Quem conseguir isso em tempos difíceis se sentirá revigorado em épocas mais promissoras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por