ARTICULISTAS

Precisa-se de matéria-prima... (II)

Continuação do artigo de João Ubaldo Ribeiro: Precisa-se de matéria-prima para construir...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 23/10/2015 às 20:26Atualizado em 16/12/2022 às 21:41
Compartilhar

Continuação do artigo de João Ubaldo Ribeir “Precisa-se de matéria-prima para construir um país”:

“Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia; onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos”. Onde o povo saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas, dirige após consumir bebida alcoólica, pega atestado médico sem estar doente (só para faltar ao trabalho)... Um país onde, quando se viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede-se nota fiscal de 20. Um país onde se comercializam objetos doados nessas campanhas de catástrofes e compram-se produtos piratas, mesmo com a plena consciência de que são piratas.      

Um país onde, quando se encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve; um país onde se falsifica tudo, tudo mesmo! ... Só não se falsifica aquilo que ainda não foi inventado. Um país, por fim, onde se quer que os políticos sejam honestos.    

Pertenço a um país onde as carteiras de motoristas e os certificados médicos podem ser “comprados”, sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, ficam em pé – no ônibus, no trem, ou no metrô – enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país onde a prioridade de passagem (calçada) é só para os carros, e não para os pedestres. Um país onde fazemos um monte de coisas erradas, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. E o brasileiro reclama de quê, afinal?

Aqui, nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos de leis e leis que só servem para afundar o que não tem; para encher o saco dos que têm pouco e beneficiar só alguns.

Como “matéria-prima” de um país temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e as mulheres que nosso país precisa”.

Na próxima semana: “Precisa-se de matéria-prima... (III)”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por