ARTICULISTAS

Envelhecer

Quanto me resta? O sol já cruzou a linha mediana e ainda tenho muitos galhos a florescer...

Fernando Hueb de Menezes
Publicado em 22/10/2015 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 21:42
Compartilhar

Quanto me resta? O sol já cruzou a linha mediana e ainda tenho muitos galhos a florescer. Não sei quando a escuridão da noite chegará e ninguém saberá. Somos escravos do tempo, imprevisível e às vezes inoportuno, quando dilapida o nosso corpo, mas magnificente, por enriquecer a nossa alma.

Quanto me resta? Já percorri o trecho de ladeira abaixo, fluente e célere, com seus percalços e contratempos. Atravessei a valada e começo a perceber que tenho um morro acima, de trajetória incerta. O crepúsculo não permite enxergar o horizonte. O caminho pode ser demasiadamente longo ou subitamente curto.

Quanto me resta? Se consumi boa parte do alimento a mim concedido. Algumas frutas amargas me fizeram engasgar. Sobremesas apetitosas atiçaram meu paladar. Ceias maravilhosas coroaram o anoitecer. Gostaria de ter muito a degustar. Sabe-se lá o que ainda sobrou na dispensa.

Quanto me resta? Diante da imensidão do mar, apesar das poucas marolas que enfrentei, a próxima onda pode ser gigantesca. O barco, já um tanto desgastado, pode ser devorado pelo volume desaguado, curvando-se ao poderoso e inesperado fenômeno, não essencialmente natural.

Quanto me resta? Os ponteiros do relógio giram rapidamente. O tempo galopa de forma impiedosa. O mecanismo blindado do aparato não revela o nível de desgaste. A qualquer momento poderá pifar. Estaria perdido no tempo, sem saber o que virá. Sou escravo do imprevisível.

Resta-nos viver o que nos resta, envelhecendo a cada passo, experimentando os dissabores, deglutindo os desavindos, desfrutando as mais diversas experiências, aproveitando dos poucos momentos de glória. Vou seguir a caminhada, sem saber até quando, sem saber até onde. Mesmo que as pernas titubeiem, o espírito permanecerá forte, confiando que o fim da trilha não será o fim. Apenas o recomeço.

(*) Professor e Pesquisador da Universidade de Uberaba. Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por