ARTICULISTAS

Quem faz o dinheiro?

Quando criança, me perguntava: De onde vem o dinheiro? Naquela inocência eu tinha...

Fulvio Ferreira
Publicado em 21/10/2015 às 19:46Atualizado em 16/12/2022 às 21:43
Compartilhar

Quando criança, me perguntava:

De onde vem o dinheiro?

Naquela inocência eu tinha essa curiosidade.

Com o passar dos tempos, percebi que o dinheiro surgia da carteira do meu pai. E para minha tristeza lá dentro não havia uma “matriz geradora” que produzia notas e mais notas. Constatei que a carteira era apenas um acessório para proteger o dinheiro. Isso equivale a dizer que todos, de uma forma ou de outra, queremos proteger nosso dinheiro.

As primeiras visitas à loja do meu pai passaram a me dar uma noção da origem do dinheir trabalho.

Sim, era do trabalho numa loja que vinha o dinheiro que pagava as contas lá de casa.

A vida acadêmica e os ensinamentos de Adam Smith e Keynes mostraram, sob o prisma da Economia, de onde vem o dinheiro. E ainda analisando a obra dos administradores públicos liberais, como Ronald Reagan e Margareth Tatcher.

Porém, foi a vida empresarial, o dia a dia na gestão de uma empresa que me mostrou na realidade de onde vem o dinheiro.

Podemos até conceituar que “Dinheiro é a remuneração do trabalho”. Mas o trabalho, este é criado, gerado e mantido pelas empresas.

Segundo dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de dez empregos formais quase sete são gerados pelas micro e pequenas empresas.

Assim, posso concluir – e seguramente você, leitor, também o fará – que a economia está nas nossas mãos. Sim, nós, empresários, somos os verdadeiros operadores da “máquina que produz dinheiro”. Aquela lá do Banco Central é apenas um conjunto de engrenagens mecânicas. Mas a máquina que faz lucros, que paga impostos e salários está em cada loja, em cada empresa que recebe diuturnamente o óleo chamado suor de cada empreendedor. Mas, infelizmente, temos sofrido muito com a falta de apoio, com a falta de valorização e com uma injusta nivelação de pequenos com os grandes; o que vale dizer taxas de juros, legislação tributária, trabalhista e por aí vai.

Cada gigante empresário de micro e pequena empresa levanta bem cedo e dedica boa parte do seu dia  à sua firma. Cuida com muito zelo do sonho de ter um próprio negócio e entende que servir é a sua missão. Leva a sério a proposta “gente que cuida de gente” e dá o máximo de si à frente do seu estabelecimento.

E procura envolver seus colaboradores. Aliás, aqui é uma parte essencial da máquina de fazer dinheiro. É a empresa que gera emprego e renda. Assim ratificamos que a verdadeira máquina de fazer dinheiro está em nossas mãos!

Pena que nem todos enxerguem assim!

O mecânico oficial, aquele que deveria dar uma assistência no sentido de manter a máquina viva, este quer mesmo é explorar ao máximo e não se importa se ela um dia pifar.

Mas, como nós, os grandes operadores das máquinas, somos abnegados, continuamos trabalhando, gerando empregos e pagando impostos.

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por