ARTICULISTAS

Ofertar a vida

A vida é bela. É dom a ser preservado, que não pertence à pessoa...

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 17/10/2015 às 10:09Atualizado em 16/12/2022 às 03:14
Compartilhar

A vida é bela. É dom a ser preservado, que não pertence à pessoa, mas foi-lhe dado de graça para ser fonte de realização humana. É divina, mas o contexto de sua existência temporal é humano. Ela tem sido ameaçada em diversas circunstâncias e ferida em sua dignidade, atacada pela ampla violência na cultura dos povos.

Por traz de muitos acontecimentos está a revelação da vida, que surge de situações, às vezes, totalmente simples, sem muita evidência, mas com força de esperança e coragem. A vida se fortalece na oferta dos simples, sinal de que Deus é a sua causa motivadora. Vida ofertada é vida feliz e cheia de vitórias.

Na cruz, Cristo ofertou sua vida para resgatar a justiça para todos, mas muitas pessoas não entenderam seu propósito e não se beneficiam dos frutos da cruz. Foi um esvaziamento para superar as práticas de competição, de ciúmes e invejas que contradizem a vida cristã. Supera também a ideologia do poder e da busca de satisfação a todo custo.

O egoísmo fecha os nossos olhos para a oferta da vida. Torna a pessoa incapaz de enfrentar sacrifícios para construir uma vida com mais solidez. Temos mais disputa de poder do que de doação de vida na generosidade. A Bíblia diz: “Aquele que quiser ser grande seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre Vós seja o servo de todos” (Mc 10,43-44).

Os critérios de Cristo subvertem os valores apresentados pela ideologia que domina hoje. São critérios do Reino de Deus, e não do reino do mundo. Critérios de justiça, de paz e fraternidade, que ajudam nos relacionamentos sociais. Eles são autenticados pelo testemunho coerente de vida e de doação.

Ofertar a vida é um gesto sagrado. Exige determinação e propósito firme de estar fazendo o bem. Corremos o risco da influência das ideologias do poder, que, em vez de doação, suga com práticas injustas e de exploração. Com isso a vida perde o sentido de beleza e de dignidade.

Dom Paulo Mendes Peixoto(*) Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por