ARTICULISTAS

Precisa-se de matéria-prima...(I)

O jornal Fecomércio-Informativo (jul/ago 2015) publicou o artigo: Precisa-se de matéria-prima...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 16/10/2015 às 19:48Atualizado em 16/12/2022 às 21:47
Compartilhar

O jornal Fecomércio-Informativo (jul/ago 2015) publicou o artig “Precisa-se de matéria-prima para construir um país”, do escritor e imortal João Ubaldo Ribeiro. Seria apenas uma aula de como descrever detalhes, não tivesse algo especial: Ubaldo faleceu no dia 18/07/2014, ou seja, há mais de um ano antes da nossa atual crise de governo. Senão vejamos:   

“A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada...

Por isso estou começando a suspeitar que o problema não esteja no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que foi o Lula. O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria-prima de um país. Veja...

Pertenço a um país onde a "esperteza" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico - da noite para o dia - é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais.

Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais serão vendidos como em outros países; isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal e se tira um só jornal, deixando os demais onde estão.

Pertenço ao país onde as "empresas privadas" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se não fosse roubo, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos e/ou para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar imposto, ou pagar menos”.

Na próxima semana: “Precisa-se de matéria-prima...(II)”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por