ARTICULISTAS

O que está havendo com os pássaros?

Não tive dúvidas. Era mesmo uma ave. Uma pomba trocal. Estava tranquilamente...

Padre Prata
Publicado em 11/10/2015 às 11:54Atualizado em 16/12/2022 às 21:51
Compartilhar

Não tive dúvidas. Era mesmo uma ave. Uma pomba trocal. Estava tranquilamente procurando alimentos ali mesmo no meu jardim. Para quem não sabe, trocal é uma pomba selvagem. Vive nas matas e não se próxima dos homens. Não se assustavam com o movimento das pessoas nem do barulho dos carros.  Daí meu espanto ao vê-la assim tão de perto.

É estranho o que anda acontecendo. Onde andam as “fogo-apagou? As rolinhas, os joões-de-barro, os tico-ticos?  

E os pardais? Viviam às centenas em nosso meio. Tão mansos que entravam em nossas salas de jantar à procura dos grãos que caíam de nossas mesas. Para onde foram eles? Raramente se vê um deles, geralmente sozinho e assustado.

Também as andorinhas desapareceram. Não faz tempo, faziam filas nos fios de nossas ruas. Nas tardes, ficávamos embevecidos vendo-as em revoada, centenas delas, descendo todas como que guiadas por uma “força” única, sem atropelos, rumo às árvores da Praça dos Correios e da ABCZ. Para onde foram elas?

Fomos nós os culpados. A soja e a cana os expulsaram de seu “habitat” natural. Isso sem falar nos inseticidas que empesteiam nossos ares e nossos rios.

No beiral de minha casa, os marimbondos montaram suas casinhas em forma de chuveiros. Uma, duas, já eram cinco. Não os espantei e nem eles agrediam a ninguém. Era como se fosse uma bênção. Aconteceu que um dia passou por minha rua um malcheiroso “fumacê” à cata dos Aedes aegypti. Mataram todos os responsáveis pela dengue. (quase todos...), mas lá se foram os moradores dos chuveirinhos que enfeitavam o meu jardim. De quebra, sacrificaram as abelhas, as mariposas, os louva-deuses, as joaninhas, as libélulas, eliminaram todos os insetos. Será que não existe um meio mais civilizado para matar o mosquito da dengue? Para matar a praga é preciso matar os insetos que alimentavam nossos pardais, nossas andorinhas?

Já faz algum tempo as chamadas “abelhas-europa” visitavam nossos jardins à procura do pólen das flores para fabricar o mel. Onde estão elas? Havia outras, as jataís, minúsculas, mas de saboroso mel. Não vou me esquecer das arapuás. Mel ruim, mas inofensivas.

O Triângulo Mineiro tornou-se um grande canavial. Só se veem cana e soja. Derrubaram nossas florestas, envenenaram nossos rios, desnortearam nossa fauna. O Homem está destruindo nossa Natureza. Motivado pelo dinheiro vai alterando o equilíbrio das leis da obra de Deus. A Natureza se vinga. O Homem não provoca impunemente. As consequências se tornam cada vez mais amargas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por